Superintendência de Transporte e Trânsito

Fiscalização começa terça-feira, no Parque de Exposições

Prefeitura realiza vistoria no transporte escolar

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Na próxima terça-feira, dia 20, a Prefeitura realiza mais uma vistoria nos veículos responsáveis pelo sistema de transporte público. Segundo o superintendente de Transporte e Trânsito do Município, Roque Cerqueira (foto), um total de 67 veículos - entre ônibus, kombis e vans - passarão pela fiscalização, que será realizada no Parque de Exposições, entre 8 e 11 horas. Prevista para acontecer até a sexta-feira seguinte (23 de março), a vistoria vai abranger as frotas que atendem os estudantes da Zona Rural e da área urbana.

Os veículos que tiveram as condições totalmente aprovadas pelos agentes da Superintendência receberão o selo de vistoriado, além do adesivo informando o telefone do serviço Linha Viva da Prefeitura. Através deste canal de comunicação com a administração municipal, cujo telefone é 0800 889 0808, a população pode encaminhar elogios, sugestões e reclamações dos serviços municipais. Por meio deste serviço, a Prefeitura recebe também as demandas encaminhadas pelos usuários do sistema de transporte escolar.

De acordo com o superintendente, 20 itens serão verificados durante a vistoria, entre eles as condições dos pneus de cada veículo; estado de conservação da lataria, do piso e do cano de descarga; o funcionamento das lanternas, dos limpadores de pára-brisa, das portas, janelas e dos cintos de segurança, além da validade e da carga do extintor de incêndio.

Ao todo, vão ser fiscalizados 22 veículos do transporte escolar urbano e 45 do transporte escolar responsável pelo atendimento dos estudantes residentes na Zona Rural.

- A vistoria das kombis e dos ônibus responsáveis pelo transporte de alunos em Resende é uma iniciativa que consideramos de fundamental importância dentro de nossa proposta visando garantir as condições de segurança dos estudantes atendidos pelo serviço. Com os veículos circulando dentro das condições estabelecidas pela legislação, os estudantes recebem um atendimento mais seguro, e com muito mais conforto - afirmou Roque Cerqueira.

Caso seja constatada alguma irregularidade no veículo vistoriado, os proprietários vão receber uma notificação e terão o prazo de 72 horas para providenciar as medidas determinadas pelos agentes. Após o vencimento deste prazo, uma nova fiscalização será realizada e se as providências não tiverem sido adotadas, as respectivas licenças para a prestação dos serviços serão imediatamente canceladas.

O superintendente municipal de Transporte e Trânsito lembrou ainda que, além do transporte escolar, outros sistemas de transporte também são vistoriados pelo menos duas vezes por ano. São eles: transporte coletivo (ônibus urbanos e para as comunidades localizadas na Zona Rural); fretamento, geralmente formado por Vans e Kombis que realizam o transporte de funcionários de fábricas, para excursões e viagens; e de táxis. Roque Cerqueira explicou que a vistoria semestral é determinada pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Palavras chaves: TRANSPORTE COM SEGURANÇA