24/05/2012

Prefeitura realiza palestra sobre autismo na Casa da Amizade

Secretaria de Educação já oferece atenção especial para alunos autistas

Prefeitura realiza palestra sobre autismo na Casa da Amizade

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência, via Superintendência de Relações Comunitárias, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realiza uma palestra sobre autismo. O encontro acontece na próxima terça-feira, dia 29 de maio, das 08 horas às 10h30min, na Casa da Amizade, que fica na Rua Paul Harris, 106, Centro.

A palestra com o tema ‘Autismo: Sociedade em Ação', será ministrada pela pedagoga e presidente da Associação Pais dos Autistas e Deficientes Mentais (APADEM) de Volta Redonda, Claudia Moraes. De acordo com o coordenador municipal da Pessoa com Deficiência, José Gomes da Silva Filho, no encontro será contada a história de criação da entidade voltarredondense e também será feito um momento para troca de experiência entre as mães de autistas.

Em Resende, a Prefeitura já oferece uma atenção especial para os alunos autistas. Através da Secretaria Municipal de Educação, foi implantada neste ano, a primeira sala de recursos na rede municipal voltada para o atendimento educacional especializado ao estudante autista. A sala fica na Escola Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade da Alegria).

Segundo a coordenadora do CEMAE (Centro Municipal de Atendimento ao Educando), Terezinha Salloto, atualmente estão incluídos nas escolas da rede municipal de ensino 14 estudantes autistas. A Sala de Recursos Especializada para o atendimento desses estudantes já atende seis crianças, e tem a capacidade para atender oito. Os autistas são atendidos no contraturno (período alternado ao horário do ensino convencional) por uma profissional especializada no programa TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children), um programa especial de educação direcionado para as necessidades individuais de aprendizado da criança autista.

- O método escolhido para trabalhar nesta sala de recurso é o TEACCH, por valorizar o aprendizado estruturado, dando importância à rotina e à informação visual. Todo o ambiente da sala se apresenta organizado para que a criança tenha atenção nos detalhes relevantes, facilitando assim a vida independente através de passos que o preparam para o aprendizado - explica Terezinha.

O QUE É AUTISMO - O autismo é uma desordem na qual uma criança jovem tem dificuldade em desenvolver relações sociais normais, se comporta de modo compulsivo e ritualista, e geralmente não desenvolve inteligência normal. É uma patologia diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, embora algumas crianças com autismo também tenham essas doenças. Sinais de autismo normalmente aparecem no primeiro ano de vida e sempre antes dos três anos de idade. A desordem é de duas a quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.

Palavras chaves: INTEGRAÇÃO