24/01/2011

Prefeitura realiza obras de reforma em mais dois postos de saúde

Desde 2009, sete unidades médicas já foram beneficiadas com serviços de revitalização

Prefeitura realiza obras de reforma em mais dois postos de saúde

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Mais dois módulos do Programa Saúde da Família estão sendo reformados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. As unidades contempladas agora com obras de revitalização se localizam nos bairros Fazenda da Barra II e III.

Já no próximo mês começam as obras de construção de outras duas unidades do Programa Saúde da Família, nos bairros Nova Alegria e Cabral (uma em cada comunidade).

As informações foram divulgadas na manhã desta segunda-feira, dia 24, pelo prefeito José Rechuan (DEM). Ele reafirmou que os investimentos na área de saúde pública representam uma das prioridades da administração municipal para o ano de 2011.

- Desde o começo do ano, em menos de quatro semanas, portanto, já divulgamos novos e importantes investimentos no setor. Na semana passada, por exemplo, entregamos novos equipamentos destinados ao Centro Municipal de Reabilitação e ao Programa de Saúde Bucal. Esta semana vamos promover a licitação para a construção do Hospital da Mulher e a realização de obras referentes ao Hospital da Criança. Agora, anunciamos a continuidade do programa de revitalização dos postos de saúde e a construção de mais duas unidades médicas. Tudo isso comprova que realmente a Prefeitura vem trabalhando muito para melhorar ainda mais o atendimento oferecido na área da saúde – disse Rechuan.

Na Fazenda da Barra II, além de passar por uma reforma geral, com a realização de reparos no sistema elétrico e hidráulico, serviços de pintura e reparos, a unidade também será ampliada para oferecer maior conforto à população.

A obra está orçada em R$ 60.606,33 e a previsão de conclusão é de 90 dias. Durante este período, a população está sendo atendida em um imóvel alugado, que se localiza na Rua Bandeirantes Anhanguera 92, no Parque Embaixador.

Já a  unidade da Fazenda da Barra III está passando por obras de reforma, também iniciadas este mês, ao custo de R$ 29.348,86. O atendimento dos pacientes foi transferido temporariamente para a Rua Três 376 (salão paroquial do bairro).

Outra unidade beneficiada atualmente com obras de revitalização é o módulo do PSF no Jardim Primavera (foto), cujos serviços iniciados no ano passado estão estimados em aproximadamente R$ 160 mil.

O posto do bairro vem sendo ampliado na área dos banheiros, na sala de educação em saúde e na recepção. Os pacientes da unidade vão ganhar também uma nova sala, que poderá ser utilizada para o atendimento de nebulização ou outro procedimento.

Durante a realização da reforma, os moradores do Jardim Primavera vêm sendo atendidos temporariamente na unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Toyota (atendimento ambulatorial) e no Centro de Especialidades Médicas da Cidade da Alegria (outros procedimentos).

Em breve, começam as obras de reforma da unidade do bairro Itapuca – neste caso, os serviços de melhorias estão orçados em mais de R$ 100 mil.

Desde janeiro de 2009, a Prefeitura já revitalizou os postos do Programa Saúde da Família dos bairros São Caetano, Cabral, Jardim Beira-Rio/Jardim Alegria e Baixada da Olaria.

Palavras chaves: INVESTIMENTOS