22/11/2013

Prefeitura realiza formatura do Curso de Língua de Sinais

Entre os participantes estão professores da rede e pais de alunos da Escola Bilíngue Rompendo o Silêncio

Prefeitura realiza formatura do Curso de Língua de Sinais

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende realiza neste sábado, dia 23, a formatura do Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O evento acontecerá às 9 horas, na sede da Secretaria Municipal de Educação, que fica na Avenida Coronel Mendes, 888, no bairro Manejo. Entre os convidados estão o secretário da pasta, Mário Rodrigues, da presidente do Educar (Instituto de Educação de Resende), Rossilene Albuquerque, formandos e familiares.

O curso foi oferecido pela Secretaria de Educação aos profissionais da rede municipal de ensino e contou com a participação de três pais de alunos da Escola Municipal Bilíngue Rompendo o Silêncio, totalizando 26 formandos.

- O objetivo da qualificação foi aumentar o número de profissionais com conhecimento da língua nas escolas regulares para viabilizar a educação inclusiva no município. Já os pais pediram para participar do curso com a finalidade de ampliar a comunicação com seus filhos - ressalta Mário Rodrigues.

As aulas aconteceram aos sábados, das 8 às 11 horas, com carga horária total de 120 horas, um ano e meio de curso. A capacitação foi ministrada pelo professor e instrutor de Libras Wellington Almeida Sanglard.

Os três módulos que abrangeram o curso debateram assuntos relacionados ao vocabulário básico, gramática, conversação e alfabeto em Libras, entre outros.

Esta é a segunda edição do curso promovido pela Prefeitura. A primeira foi realizada nos anos de 2010 e 2011, formando 31 profissionais. A proposta da secretaria é que pelo menos um professor de cada unidade de ensino do município seja capacitado em Libras.

Palavras chaves: INCLUSÃO