Resende

20° Min28º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública

Notícia

08/07/2009

Prefeitura realiza Conferência da Criança e do Adolescente

Evento começa nesta sexta-feira e prossegue no sábado

Prefeitura realiza Conferência da Criança e do Adolescente

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Acontece nesta sexta e sábado (dias 10 e 11 de julho) a Vª CONCRIANÇA – Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada na AEDB (Associação Educacional Dom Bosco). O evento pretende reunir órgãos e entidades não-governamentais de todos os segmentos voltados ao atendimento a crianças e adolescentes. Cerca de 200 pessoas são esperadas para a cerimônia de abertura. O tema da Conferência neste ano é “Construindo as diretrizes para a política e o plano decenal”.

 Segundo Paulo César da Silva, diretor da Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e a Adolescência de Resende), instituição da Prefeitura que faz parte da coordenação do evento, a edição da conferência deste ano traz uma novidade em relação aos anos anteriores: a discussão do plano decenal, ou seja, a definição de ações relacionadas aos próximos dez anos no segmento das crianças e dos adolescentes. 

- Queremos traçar o caminho que vamos percorrer durante os próximos dez anos no que diz respeito às políticas de cuidados com as crianças e os adolescentes. O plano decenal vai atingir todos os municípios brasileiros e, só no Estado do Rio de Janeiro, são 92 cidades – explica Paulo César.

A programação da Conferência de Resende prevê a cerimônia de abertura nesta sexta-feira, dia 10, às 19 horas, com uma palestra de Domiciano de Souza, responsável pela criação dos Programas Prefeito Amigo da Criança e Presidente Amigo da Criança, ambos da Fundação ABRINQ (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos).

Já no sábado, dia 11, haverá grupos de trabalhos entre 8h30m e 17 horas, com debates sobre os seguintes temas: “Promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades”, “Proteção e defesa no enfrentamento das violações de Direitos Humanos de crianças e adolescentes”, “Fortalecimento do sistema de garantia de direitos”, “Participação de crianças e adolescentes em espaços de construção de cidadania” e “Gestão de política”.

- Estes assuntos são propostos pelo Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (CONANDA) para serem debatidos em todos os municípios que realizarem suas conferências e elegerem delegados para as conferências estaduais. Depois da realização das Conferências Estaduais, que também discutirão esses temas, passaremos à etapa nacional, que contará com representantes dos Estados e vai definir as diretrizes a serem cumpridas nos próximos dez anos no Brasil como um todo – detalha Paulo César.

O diretor da Fundação CONFIAR lembra que em 2010 vão ser comemorados os 20 anos da criação do Estatuto  da Criança e do Adolescente. Segundo Paulo César, o Plano Decenal do setor no país, “depois de obviamente definido e aprovado” será enviado aos candidatos à presidência da Republica nas eleições do próximo ano.

 - Nossa proposta é resolver como queremos que as nossas crianças e os nossos adolescentes sejam tratados. Esperamos que a Vª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Resende seja uma oportunidade no sentido de retomar a mobilização dos setores organizados da sociedade para juntos traçarmos as futuras ações – finaliza Paulo César.

 

Palavras chaves: NOVAS AÇÕES
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados