05/11/2010

Prefeitura realiza capacitação sobre turismo para taxistas

Guardas municipais também vão participar do curso

Prefeitura realiza capacitação sobre turismo para taxistas

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Em mais uma ação realizada com o objetivo de incrementar o turismo como atividade econômica, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio, vai ministrar um curso para os taxistas (foto) e guardas municipais da cidade sobre o tema “Como receber o turista”.  A iniciativa tem como objetivo orientar esses profissionais sobre a importância do turismo para o município. O curso acontece na próxima segunda-feira, dia 08, às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal.

De acordo com o titular da Secretaria, Reynaldo Raeli, o curso terá uma hora de duração. Uma das atividades previstas é a realização da palestra que vai frisar a importância do turismo para a cidade. Essa palestra será ministrada pela diretora de Turismo da Prefeitura de Resende, Dione Lyrio. Já o ouvidor geral do Município, Antônio Leão, falará sobre os atrativos naturais de Resende. Segundo Raeli, os mais de 100 taxistas que atuam em Resende foram convidados a participar do curso.

- O evento é gratuito e a participação aberta àqueles profissionais que se interessarem, mas é importante destacar que eles só têm a ganhar com isso, pois todos os participantes receberão um certificado e o selo “Turismo Resende”, o que indicará que o seu veículo está apto a atender aos turistas – explicou o secretário.

Além do selo, a Secretaria Municipal de Turismo e Comércio também está produzindo uma cartilha com orientações sobre o serviço de táxis existente em Resende. A cartilha será distribuída aos 33 hotéis e pousadas de todo o Município, nas indústrias e nos principais restaurantes, onde os turistas encontrarão os nomes e telefones dos taxistas certificados pelo órgão.

- Este curso será realizado a pedido do prefeito José Rechuan (DEM), que percebeu a necessidade de capacitarmos os profissionais que trabalham diretamente com o turista para recebê-los. E o taxista que participar, não só será certificado, mas também fomentará seu negócio, uma vez que ele será uma referência para os turistas que vêm à cidade a passeio ou mesmo a negócios – destacou o secretário.

Outra ação divulgada por Raeli para incrementar o turismo em Resende será o lançamento, no próximo dia 14, de um piloto do projeto “Educatrilha”, desenvolvido por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio com a Secretaria Municipal de Educação. Nesse dia, um domingo, 20 alunos do ensino médio do Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria) farão um passeio à Área de Proteção Ambiental da Serrinha do Alambari, que possui uma rica diversidade da fauna brasileira.

Os alunos sairão do colégio às 8 horas, acompanhados pelo secretário Reynaldo Raeli; pelo ouvidor geral do Município, Antônio Leão, que é membro do Conselho Municipal de Turismo; pela equipe da Secretaria de Turismo e de professores de Geografia, Biologia e Meio Ambiente. O retorno está previsto para às 16 horas.

- Nosso objetivo é proporcionar uma oportunidade a esses estudantes de conhecerem os atrativos da cidade onde mora, mas também  contribuir para sua formação educacional, uma vez que o passeio faz parte das atividades extracurriculares da escola. Nossa intenção é desenvolver o projeto em outras escolas  – disse Dione Lyrio.

Palavras chaves: SERVIÇO