03/02/2012

Prefeitura realiza campanha educativa próximo às unidades de ensino

Ações serão realizadas a partir desta segunda-feira

Prefeitura realiza campanha educativa próximo às unidades de ensino

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da DET (Divisão de Educação para o Trânsito), em parceria com a Guarda Municipal, promoverá nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro (segunda, terça e quarta-feira da próxima semana), a campanha "Volta às Aulas – Seja um Motorista Nota 10". A atividade tem como objetivo conscientizar motoristas, ciclistas, alunos e pedestres sobre a importância do respeito às leis de trânsito, ampliando dessa maneira as condições de segurança nas proximidades de unidades de ensino. O ano letivo nas escolas e creches será retomado nesta segunda-feira, 06.

No primeiro dia da campanha (segunda-feira), a equipe vai atuar entre 13 e 14 horas nas proximidades da Creche Municipal Favo de Mel (Bairro Cabral). A campanha prossegue na terça-feira, dia 07, das 11 às 13 horas, em frente à Escola Municipal Surubi. E na quarta-feira, dia 08, perto do Colégio Afirmativo (Loteamento Mirante das Agulhas).

Durante estes três dias, agentes da DET estarão orientando os usuários da via pública sobre o respeito às faixas de pedestre; redução da velocidade nas proximidades das escolas; normas de embarque e desembarque; transporte de crianças (no banco traseiro com cinto de segurança ou na cadeirinha); uso obrigatório do cinto de segurança e o papel da Guarda Municipal. O trabalho de orientação será reforçado com a distribuição de folhetos informativos.

De acordo com o superintendente de Transporte e Trânsito da Prefeitura, Roque Cerqueira, a atuação dos agentes foi definida de acordo com o horário de entrada e saída dos alunos, períodos nos quais o fluxo de veículos e de pessoas é maior. Além disso, é a primeira vez que a campanha acontece nas proximidades destas unidades de ensino.

- Com esta campanha, a Prefeitura abre oficialmente a programação de ações educativas realizadas anualmente com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do respeito às regras de segurança no sistema viário da cidade. Os resultados alcançados até agora são positivos e demonstram que estamos conseguindo atingir nossa meta – afirmou Roque.

A segunda etapa da campanha Volta às Aulas será realizada em agosto, no retorno das férias escolares de julho. Nos últimos três anos a DET promoveu ações educativas no trânsito próximo a 21 unidades de ensino, orientando 10.500 usuários.

Palavras chaves: VOLTA ÀS AULAS