05/05/2011

Atividades serão realizadas nesta sexta-feira, às 15 horas

Prefeitura realiza campanha educativa para mães motoristas

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Nesta sexta-feira, dia 06, a Prefeitura, por meio da DET (Divisão de Educação para o Trânsito), promove mais uma campanha de conscientização com objetivo de garantir as condições de segurança no sistema viário da cidade. A campanha “Mamãe ao Volante: Um Exemplo em Defesa da Vida”, que está ligada à passagem do Dia das Mães, vai ser voltada especialmente às mães condutoras de veículos. O evento, que contará com o apoio da Guarda Municipal, será realizado de 15 às 17 horas, no calçadão da Avenida Albino de Almeida (Campos Elíseos). Segundo a coordenadora do DET, Maria Alzira Lamim, durante a concentração, a equipe agentes da DET (foto) estarão distribuindo um folheto informativo com orientações importantes a respeito das normas de segurança no trânsito. Ela lembra que entre as principais medidas de prevenção contra acidentes estão o uso obrigatório do cinto de segurança, inclusive dos demais passageiros do veículo, e o transporte de crianças menores de 10 anos apenas no banco traseiro. Já as crianças menores de quatro anos devem ser conduzidas em cadeirinhas apropriadas para a idade. A coordenadora destaca ainda que as ações implementadas pela Prefeitura no sistema viário de Resende, aliada as campanhas educativas voltadas à conscientização de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres “apresentam números que comprovam a eficácia das campanhas educativas”. Segundo um relatório divulgado pelo órgão, no ano de 2010, o Município passou 296 dias seguidos sem a ocorrência de acidentes com vítimas fatais. O relatório informa ainda que, em 174 dias consecultivos, não houve acidentes graves no Município. Este balanço levou o município a conquistar o reconhecimento público da ONG GRSP (Global Road Safety Partnership – Parceria Global de Segurança Viária). Nos primeiros quatro meses de 2011, a Divisão de Educação para o Trânsito da Prefeitura realizou as seguintes campanhas de orientação nas vias públicas de Resende: Volta às Aulas, Campanha de Carnaval e outra campanha voltada especialmente ao pedestre. Além disto, a DET trabalha em conjunto com a Secretaria de Educação do Município, através do programa Educatrânsito, que é desenvolvido dentro das escolas municipais, e visa conscientizar estudantes da rede pública. Neste mês de maio, além da campanha “Mamãe ao Volante: Um Exemplo em Defesa da Vida” , desta sexta-feira, está prevista também uma campanha destinada aos motociclistas. O horário, a data e o local ainda vão ser divulgados.
Palavras chaves: MENOS ACIDENTES