Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

11/03/2024

PREFEITURA PROMOVE REUNIÃO SOBRE POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 12, NO PORÃO DAS ARTES

Reunião será a partir das 18h para a comunidade artística e público em geral

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, realiza nesta terça-feira, dia 12, uma reunião sobre a Política Nacional Aldir Blanc. O encontro será a partir das 18h, no Porão das Artes, que fica na Rua Dr. Cunha Ferreira, n°104, no Centro Histórico (Anexo ao MAM).

A reunião é voltada principalmente para a comunidade artística do município, mas o público em geral interessado no tema também pode participar.

Vale lembrar que durante a pandemia da Covid-19 foi criada a lei emergencial, Lei Aldir Blanc, com verba federal para todos os municípios com o objetivo de ajudar os artistas que tiveram suas atividades paralisadas.

-A partir de agora com a aprovação do plano nacional, a Política Nacional Aldir Blanc, não será mais de caráter emergencial. Anualmente a política de financiamento ajudará a comunidade artística até 2027. Nesta reunião iremos discutir sobre essa mudança da lei emergencial para o plano e explicando este novo recurso. Além disso, iremos explicar sobre como será o funcionamento da Política Nacional Aldir Blanc em nossa cidade, ouvindo os artistas da música, audiovisual e literatura sobre suas principais demandas para adaptá-las com a realidade do nosso município - disse o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan.

A Política Nacional Aldir Blanc tem como objetivo investir em projetos e programas até 2027, não apenas de modo emergencial como as anteriores durante a pandemia da Covid-19. Esta política busca oferecer apoio a iniciativas culturais como chamadas públicas, premiações, programas de capacitação, oficinas, apresentações artísticas, produções audiovisuais, entre outras.

Palavras chaves: Política Nacional Aldir Blanc; Cultura