23/11/2009

Prefeitura promove espetáculo cultural nas escolas municipais

Evento vai até o mês de dezembro

Prefeitura promove espetáculo cultural nas escolas municipais

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O grupo ‘Os Parabólicos’, formado pela atriz Carla Biolchini e os músicos Luiz Lima e Marcelo Dertonio, voltaram a armar sua tenda nas escolas municipais, com o espetáculo ‘Viagem ao Mundo das Parábolas’. Esta é a segunda temporada do grupo que percorre, dessa vez, 14 unidades escolares das áreas rural e urbana. As apresentações começaram no dia 09 de novembro e vão até o dia 14 de dezembro. O espetáculo tem a parceria do CRIARTE, programa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação), através da Lei de Incentivo a Cultura. “Viagem ao Mundo das Parabólas” é uma contação de história (foto). A atriz Carla Biolchini, usando figurino e adereços orientais, narra duas parábolas adaptadas do tarô de Osho, respeitado sábio indiano contemporâneo, falecido na década de 90. Cada carta do tarô do mestre indiano conta uma parábola, histórias que, através de metáforas, transmitem preciosos ensinamentos. As duas histórias escolhidas pelos Parabólicos para proporcionar às crianças uma viagem ao mundo das parábolas falam da auto-aceitação e da importância do “semear em terra fértil para florescer e frutificar”, ensinam a compartilhar e mostram o poder da criatividade. A narradora usa um figurino básico e vai mudando apenas os adereços, para caracterizar os diversos personagens. A narração é acompanhada por música ao vivo, a cargo do violonista e tecladista Luiz Lima e do percussionista Marcelo Dertonio, que enriquecem o espetáculo, musicalmente, com a utilização de variados instrumentos de percussão como o vidrofone, pandeiro, tambor indígena, chocalho de sementes e muitos tipos de apitos. “A música é parte integrante do espetáculo”, enfatiza Carla. As escolas atendidas com o espetáculo são: Abrahão Ribenboim (Cidade Alegria), Bairro Vicentino (Vila Vicentina), Esther Politi (Fazenda da Barra I) , Luiz Pistarini (Bulhões), Fênix (Pedra Selada), Santa Maria (Fazenda Santa Maria – AMAN), Francisco Tavares Rezende (Fazenda Sertãozinho), Chico Mendes (Fazenda da Ponte), Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Adelaide Lopes Salgado (Capelinha),Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Visconde de Mauá e Moacir Coelho da Silveira (Serrinha).
Palavras chaves: EDUCAÇÃO