Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

09/08/2022

PREFEITURA PROMOVE 1° CIRCUITO TEATRAL DE RESENDE A PARTIR DA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, DIA 12

Programação conta com cinco peças teatrais gratuitas para os públicos infantil e adulto, no auditório do Colégio Estadual Olavo Bilac

Crédito: Gleisiane Carvalho

A Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, promove o 1° Circuito Teatral de Resende, a partir da próxima sexta-feira, dia 12. Ao todo serão cinco peças teatrais apresentadas por grupos e artistas da cidade. O evento acontecerá no auditório do Colégio Estadual Olavo Bilac, nos dias 12, 13, 14, 19 e 20 de agosto. A entrada é gratuita.

A abertura do 1° Circuito Teatral será na próxima sexta-feira, dia 12, às 16h, com apresentação do espetáculo infantil: “Era Uma Vez…Um Lobo”. Já no sábado, dia 12, o público adulto poderá conferir a peça “Você Tem o Direito de Permanecer Calado”, às 19h. E no domingo, dia 14, às 19h, a apresentação será do monólogo “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, baseado no clássico de Machado de Assis, para o público adulto. Após este fim de semana, o evento cultural retorna na semana seguinte, com apresentações no dia 19, às 16h, com o espetáculo poético-musical: “Vinícius de Moraes… É Demais!”, e no sábado, dia 20, às 19h, será a peça “Ta Azor”.

O 1° Circuito Teatral de Resende foi possível devido ao edital lançado pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, que selecionou cinco espetáculos de grupos teatrais, sendo um voltado para o público infantil e quatro para os adultos. O evento busca promover o desenvolvimento cultural, valorizar a arte teatral, fomentar a cultura local, democratizar o acesso à arte, potencializar as ações de criação, produção e formação de plateia.

Para o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, o retorno da atividade teatral em Resende após dois anos de interrupção devido a pandemia, é muito gratificante.

-Sabemos da importância do teatro para a cultura resendense e de como os artistas foram prejudicados com a impossibilidade de exercer suas atividades nos últimos anos. A criação do Circuito Teatral serve como um incentivo para a retomada do fazer teatral - explica Thiago Zaidan.

12/08 (sexta-feira) - 16h

“Era Uma Vez…Um Lobo”

Sinopse: O dia começou com o Lobo Mau pensando nas maldades do dia. O sujeito é muito atrapalhado e esquecido, do tipo que cria confusão no seu próprio plano. Na floresta ele encontra aquela que supostamente será sua primeira vítima: uma menina espevitada e sabichona conhecida como Chapeuzinho Vermelho.

13/08 (sábado) - 19h

“Você tem o direito de permanecer calado”

Sinopse: Uma delegada de polícia encontra provas que ligam um famoso ator ao desaparecimento de uma atriz iniciante. Juntamente com seu advogado, o ator, Luca dos Santos terá que prestar depoimento na delegacia de polícia e ser capaz de provar que dentro da investigação do crime, nem tudo é o que parece ser.

14/08 (domingo) - 19h

“Memórias Póstumas de Brás Cubas”

Sinopse: O que há entre a vida e a morte? Uma curta ponte. Após a sua morte, Brás Cubas, um rico e abastado integrante da elite carioca, que se autodenomina um “defunto autor” e dedica suas memórias a um “verme”. Também relata passagens de sua vida de forma ácida, franca, crítica e sarcástica, levando o espectador a refletir sobre a própria existência. Baseado no clássico de Machado de Assis.

19/08 (sexta-feira) - 16h

“Vinícius de Moraes… É demais!”

Sinopse: Apresentado há quase 30 anos, o espetáculo poético-musical presta homenagem ao poeta Vinícius de Moraes através de suas poesias e canções, além de curiosidades sobre sua vida e sua obra.

20/08 (sábado) - 19h

“Ta Azor”

Sinopse: Trata-se de um espetáculo a partir de um olhar intimista sobre a vida e a obra de Antonin Artaud, cuja própria narrativa traz à cena fatos marcantes de sua vida. Com um texto baseado em fragmentos extraídos de suas obras, a encenação evidencia a genialidade e a riqueza interna do autor, retratadas por suas influências, pesquisas, viagens, sofrimentos e amores.

Local: Auditório do Colégio Estadual Olavo Bilac, situado na Avenida Presidente Vargas, n°397, no bairro Campos Elíseos

Palavras chaves: 1° Circuito Teatral; Resende