08/06/2016

Biblioteca Municipal leva projeto Pé de Livro para FLIR

Prefeitura participa da Feira do Livro de Resende

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende participa da 2ª edição da FLIR (Feira do Livro de Resende), que tem início nesta quinta-feira, dia 9 de junho, e segue até domingo, dia 12, das 9 às 21 horas, no Parque de Exposições, com entrada gratuita. O evento é realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei 1.805/93).

O tema da feira neste ano presta uma homenagem a Resende: “Uma viagem no tempo: do passado ao presente”. Nesta proposta, de mostrar a história da cidade, o patrono do evento é o historiador e diretor do Arquivo Histórico Municipal, Claudionor Rosa, que está comemorando 50 anos de trabalho pela valorização da cultura e da memória do município.

Na sexta-feira, dia 10, a partir das 18h, ele fará uma noite de autógrafos de seu cordel “No tempo em que se amarrava cachorro com linguiça”, que tem ilustrações de Robson Alves Ribeiro.

A Casa da Cultura também estará presente no evento. A Biblioteca Pública Jandyr César Sampaio vai divulgar suas ações, durante todos os dias. Além disso, o público poderá conhecer o projeto “Pé de Livro”, que disponibiliza livros da literatura brasileira, pendurados em uma árvore.

Também durante a feira, o Arquivo Histórico de Resende apresentará a exposição “Viva o Hino!”, contando a história do Hino de Resende, composto por Luiz Pistarini (letra) e Maestro Lucas Ferraz (música). A exposição reúne textos e fotos sobre o tema.

O Museu de Arte Moderna de Resende participa ainda da organização e montagem da exposição “Resende Hoje”, com fotos de Pedro Luz, à disposição do público.

- É muito importante a Prefeitura participar de eventos como esse, que estimulam o gosto pela leitura e pela cultura - avalia o presidente da Casa da Cultura, João Duarte.

Além da Cultura, a Secretaria Municipal de Educação estará presente com um stand na FLIR. O objetivo será mostrar a importância da leitura no desenvolvimento do aluno, mostrando que o hábito de ler realmente “dá asas”. Para atrair o público o espaço foi decorado com temas de pássaros, incluindo Origamis (dobraduras japonesas).

O stand vai funcionar no horário da FLIR. Nele os visitantes poderão acessar em tablets alguns livros eletrônicos infantojuvenis da literatura brasileira. Outra proposta da Secretaria será o painel “pintura coletiva” com desenhos em branco para que as pessoas possam colorir.

- Será uma dinâmica para mostrar os diferentes sentimentos que as pessoas aplicam no desenho, expressando suas personalidades. A ideia é que depois o painel fique exposto na Secretaria – explica a secretária de Educação, Rossilene Albuquerque Amado.

O stand vai abrigar ainda um cantinho da leitura para os visitantes e uma exposição de fotos com registros de atividades de leitura que aconteceram nas escolas da rede municipal. Entre elas estão projetos desenvolvidos nas bibliotecas e na contação de história.

Já a equipe do Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde também participa de uma roda de conversa sobre o tema na sexta-feira, dia 10 de junho, às 14h, no auditório da FLIR. O encontro terá a presença do escritor Bernardo Carneira Horta, autor do livro “Nise, a arqueóloga dos Mares”.

- Graças a uma articulação da Rede de Atenção Psicossocial de Resende conseguimos trazer o escritor para participar da FLIR em Resende. Nise da Silveira foi uma renomeada psiquiatra brasileira, que deu início a uma nova forma de tratamento de pacientes que sofriam de esquizofrenia. Vamos aproveitar a oportunidade para falar sobre o tratamento de pacientes com transtornos mentais -

Nesta edição a FLIR, que é organizada pela Agência Look Mídia, contará com dezenas de expositores, espalhados em cerca de 60 estandes e um convidado especial em cada dia, que presenteará o público com leituras e sessões de autógrafos.

Durante todo o dia ao longo do evento, serão realizadas palestras e oficinas; apresentações artísticas, espetáculos de dança, coral, teatro, saraus e um espaço para lançamento de livros de autores regionais. Sem contar a Flirzinha, onde a criançada poderá assistir a contações de histórias e outras apresentações.

A programação completa do evento pode ser encontrada no site www.feiradolivroderesende.com

Palavras chaves: LITERATURA