25/03/2011

Campanha será realizada quarta-feira na Avenida Gustavo Jardim

Prefeitura orienta pedestres sobre normas de segurança no trânsito

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A DET (Divisão de Educação para o Trânsito) da Prefeitura de Resende realiza nesta quarta-feira, dia 30, de 15 às 17 horas, na Avenida Gustavo Jardim, em frente ao Terminal Rodoviário, a Campanha do Pedestre, que tem como tema “Atravesse na faixa e mostre que sua vida vale muito”.

O objetivo é conscientizar o pedestre para utilizar a faixa, respeitando o tempo sinalizado pelo semáforo, ajudando a diminuir com isso os riscos de acidentes no sistema viário da cidade.

Durante a campanha, os agentes da DET vão distribuir folhetos com informações incentivando as pessoas a usarem as calçadas, a importância de redobrar a atenção na hora de atravessar as ruas e os riscos que a travessia perto das curvas representa. O material orienta também às crianças sobre o perigo das brincadeiras nas ruas, como empinar pipas, andar de patins e skates.

O local para a realização da campanha foi escolhido devido ao fato de a Avenida Gustavo Jardim ser uma das mais movimentadas da área central do Município.

Com as modificações implementadas no sistema viário de Resende a partir de 2009, este logradouro recebeu novos semáforos de trânsito, o que também influenciou a escolha da via para o trabalho dos agentes da DET nesta quarta-feira. Os novos sinais foram instalados nos cruzamentos com a Rua Pintor Nunes de Paula e a Praça da Concórdia.

De acordo com a coordenadora da DET, Maria Alzira Lamim, esta nova ação educativa faz parte do trabalho de prevenção de acidentes, realizado durante todo o ano pela Prefeitura. Em períodos diferentes, a Divisão realiza campanhas específicas para os mais variados segmentos de usuários do sistema viário, como motoristas, ciclistas, motociclistas, estudantes e pedestres.

Em junho, a campanha do pedestre será realizada num outro trecho da cidade onde exista grande circulação de veículos. Para cada época, é feita a conscientização de um usuário do trânsito.

NAS ESCOLAS – Outra campanha educativa da Prefeitura em andamento visando à segurança no trânsito é a EducaTrânsito, que foi retomada este mês nas escolas municipais.

A primeira unidade beneficiada em 2011 foi a Escola Augusto de Carvalho (Cidade Alegria), onde 120 estudantes participaram de diversas atividades, entre elas encenação de peça teatral, palestras e simulação de acidentes.

Estas atividades tiveram como objetivo conscientizar alunos, professores e profissionais de apoio sobre a importância do respeito às normas de trânsito.

Nestes dias 23 e 25 de março (quarta e sexta-feira), a EducaTrânsito, que é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi programada para a Escola Municipal Sagrado Coração (Lavapés).

Em abril, a campanha será realizada nas escolas municipais Luiz Pistarini (Bulhões), Hetelvina Carneiro (Vargem Grande), Vila Vicentina, Professora Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi) e Santa Maria (AMAN).

A campanha atende as escolas municipais, mas pode ser estendida às unidades de ensino das redes particular e estadual, mediante solicitações destas escolas.

Palavras chaves: AÇÃO EDUCATIVA