28/03/2012

PREFEITURA NOS BAIRROS

Pedidos da população são encaminhados imediatamente aos setores competentes

PREFEITURA NOS BAIRROS

As reclamações, sugestões e elogios da população relacionados aos serviços públicos municipais chegam à Prefeitura através dos canais de comunicação disponibilizados para o cidadão, como o Linha Viva (0800 889 0808), Ouvidoria Itinerante, Programa Resende Saudável e por meio dos atendentes na sede do órgão, que funciona no Centro Administrativo da Beira-Rio, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas, sem intervalo para almoço.

Por meio destes contatos, a Ouvidoria do Município constatou a diminuição no volume de reclamações em alguns setores considerados críticos no período das chuvas, como mato alto em vias públicas e áreas particulares, além de focos da dengue (ler reportagem principal nesta página).

Os atendimentos da Ouvidoria Itinerante (foto)são prestados através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em comunidades urbanas e da área rural. Por sua vez, o Programa Resende Saudável Itinerante acontece nos bairros da cidade, levando os serviços públicos essenciais para mais perto dos moradores.

O canal Linha Viva foi implantado no primeiro ano da gestão do prefeito José Rechuan (PP), em agosto de 2009. A iniciativa fez parte do projeto de reestruturação da Ouvidoria do Município. Com isso, o número de atendimentos feitos por mês passou de aproximadamente 200 para 500. Em três anos a Ouvidoria chegou a registrar 15.943 demandas.

- A ligação direta e gratuita fez com que o serviço se tornasse acessível a todos os segmentos da sociedade. Facilitamos o acesso a este canal, que liga a população aos serviços públicos – ressalta Antônio Leão, lembrando a lei municipal 2.691, segundo a qual o telefone do Linha Viva deve ser destacado em todos os veículos integrantes da frota oficial do Município, aumentando com isso a divulgação do serviço para o cidadão.

Atualmente todas as demandas atendidas na Ouvidoria são automaticamente encaminhadas para os setores responsáveis. Além deste procedimento, os atendentes avaliam o andamento das solicitações através de um levantamento feito por amostragem, ou seja, fazendo contato com um determinado número de cidadãos que utilizaram o serviço.

Palavras chaves: Ouvidoria