12/01/2010

Prefeitura monitora áreas de risco da cidade

Defesa Civil acompanha também volume da água em rios, ribeirões, córregos e canais

Prefeitura monitora áreas de risco da cidade

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Defesa Civil do Município está monitorando constantemente as áreas que apresentam riscos de desmoronamento de encostas e alagamento em Resende, além de acompanhar o volume da água em rios, ribeirões, córregos e canais da cidade (foto). Os bairros localizados próximos a encostas, como Vila Vicentina, Surubi, Paraíso e Cabral estão sob a atenção máxima do órgão, bem como as localidades ribeirinhas, tanto do Rio Paraíba do Sul quanto dos seus afluentes. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Resende, Marco Resende, há mais de uma semana a Defesa Civil vem monitorando o volume de água no Rio Paraíba do Sul, principalmente no trecho localizado na Avenida Presidente Kennedy, sob a Ponte Miguel Couto, próximo ao Resende Shopping. O estado de alerta da Defesa Civil se deve ao período de verão, quando as chuvas costumam cair com maior intensidade. - Devido às constantes chuvas no estado de São Paulo, a Represa do Funil, que controla a vazão do rio, está tomando todas as medidas para que o reservatório não transborde. Para evitar transtornos e acidentes, quando o nível de água debaixo da Ponte Nova em Resende chega até o asfalto, a Guarda Municipal vem orientando os motoristas. Em casos extremos, o tráfego de veículos é desviado para outros pontos. Através do acompanhamento detalhado desta questão, poderemos nos programar para prevenir qualquer problema – disse o coordenador. No domingo passado, dia 10 de janeiro, foram registrados alagamentos nos bairros Itapuca e Baixada Olaria. O incidente aconteceu devido ao grande volume de água no córrego conhecido como “Varjão”. Duas casas foram alagadas, sendo uma delas localizada na Rua do Canal e a outra na Rua Ângela Maria de Lima. Na semana anterior, quatro casas ficaram alagadas no distrito de Engenheiro Passos devido ao deslizamento de um barranco. Tanto na Baixada da Olaria, como em Engenheiro Passos, não houve vítimas, e nem danos materiais. As famílias não chegaram a serem retiradas dos imóveis, pois o volume da água abaixou rapidamente. - As secretarias municipais estão trabalhando de forma integrada com o objetivo de atender possíveis emergências durante a época das chuvas. Felizmente, não registramos incidentes graves até agora, mas visando prevenir eventuais transtornos, o prefeito José Rechuan assinou um decreto estabelecendo o Plano Verão, através do qual a Prefeitura e outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros, trabalham de forma conjunta – afirmou o coordenador, acrescentando que as chamadas de emergência para a Defesa Civil do Município devem ser feitas pelo número 199, que funciona 24 horas por dia – a ligação é gratuita.
Palavras chaves: CHUVAS