23/08/2011

Prefeitura leva ao Governo do Estado pedido para Delegacia da Mulher em Resende

Superintendente de Ordem Pública do Município se reúne com chefe da Polícia Civil

Prefeitura leva ao Governo do Estado pedido para Delegacia da Mulher em Resende

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A implantação da DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) em Resende será a pauta principal da reunião do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada do Município), que acontece no dia 16 de setembro, às 15 horas, no Fórum de Justiça da cidade. O GGIM é um dos segmentos do Plano Municipal de Ordem Pública, cuja coordenação cabe à Superintendência de Ordem Pública da Prefeitura. Em audiência realizada na manhã do dia 18 deste mês (quinta-feira da semana passada), no Rio de Janeiro, com a chefe de Polícia Civil no Estado, delegada Marta Rocha, o titular da Superintendência, José Antônio dos Santos (foto), reivindicou a instalação da delegacia no Município, que pela proposta da Prefeitura deverá atender também as cidades de Itatiaia, Porto Real e Quatis. Na audiência, o superintendente de Ordem Pública foi recebido também pelo chefe de gabinete da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, delegado Luiz Zettermann. - A partir deste encontro, o setor de planejamento da Secretaria estadual de Segurança vai analisar a viabilidade de implantação de uma unidade da DEAM em Resende. Da parte da Superintendência de Ordem Pública da Prefeitura, vamos continuar trabalhando no sentido de que esta reivindicação se torne uma realidade, visto a importância que a implantação da delegacia em nosso município representará para a população – disse o superintendente. A reunião do GGIM no dia 16 de setembro contará com a presença de autoridades das Polícias Civil, Militar, Rodoviária e Federal; do Poder Judiciário; do Ministério Público; da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e das secretarias municipais de Educação, Assistência Social e de Saúde, entre outros segmentos organizados da sociedade. Os encontros do gabinete acontecem uma vez a cada dois meses e têm como objetivo discutir ações voltadas à melhoria do sistema de segurança pública da cidade. Desde o começo da administração do prefeito José Rechuan (DEM), em janeiro de 2009, quando ocorreu a retomada das atividades do Plano Municipal de Ordem Pública, diversos resultados concretos no setor foram colocados em prática, entre eles a implantação do sistema de monitoramento por câmeras de vigilância em vários pontos de Resende; o aumento de viaturas da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e da PM; a reabertura do posto local do IML (Instituto Médico Legal) e a realização de várias ações de prevenção contra as drogas, principalmente nas escolas da rede pública e nas comunidades.
Palavras chaves: SEGURANÇA