30/11/2009

Prefeitura lança Plano Verão para o período das chuvas

Segmento vai atender possíveis situações de emergência

Prefeitura lança Plano Verão para o período das chuvas

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Nove órgãos ou secretarias municipais da Prefeitura de Resende concluem nesta semana os seus respectivos planos de ações para atendimento à população em eventuais situações de emergência, provocadas por desastres ambientais comuns durante a época do verão, quando normalmente as chuvas costumam cair com mais intensidade. Estes setores compõem o Grupo Especial de Atendimento a Emergência (GEAE), que faz parte do Plano Verão. Lançado recentemente pela Prefeitura, e coordenado pela COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil), o Plano Verão estabelece um conjunto de ações do serviço público visando atender o cidadão no caso de situações de emergência. Os serviços previstos no Plano podem ser acionados gratuitamente pela população, através do telefone 199, 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O ‘Plano Verão’ prevê ainda a execução de uma série de ações preventivas e de monitoramento por parte das secretarias e autarquias municipais com objetivo de prevenir ou reduzir os impactos causados por desastres ambientais, como deslizamentos, alagamentos e quedas de raios. Segundo o coordenador da Defesa Civil do Município, Marco Resende, cada setor integrante do GEAE possui uma pessoa responsável a ser acionada em caso de situações de emergência. Ele enfatiza ainda que o acionamento e a atuação de cada um dos setores se darão em função do ‘nível de alarme’ da situação. – O Plano Verão é composto por três níveis, sendo o nível 3 atribuído para pequenas emergências, onde serão envolvidos pequenos grupos de profissionais e equipamentos básicos. Já o nível 2 trabalha nas grandes emergências, as quais exigem a mobilização de uma estrutura maior de pessoas e equipamentos. O nível 1, por sua vez, está ligado aos casos de emergências extraordinárias que necessitem do uso do poderio máximo de atuação do executivo municipal, além do acionamento de órgãos federais e estaduais – esclarece. Com o objetivo de prever e preparar ações a serem desencadeadas antes, durante e depois de atendimentos emergenciais, o ‘Plano Verão’ possui ainda o GRAC (Grupo de Atividades Coordenadas), também composto por representantes de diversos setores da Prefeitura. – Não podemos impedir que os desastres ocorram, porque eles são efeitos da natureza, mas podemos minimizar nossa vulnerabilidade, de forma que estes desastres causem o menor dano possível – finaliza Marco Resende. COMPOSIÇÃO - As secretarias ou órgãos municipais integrantes do ‘Plano Verão’ são os seguintes: Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (GEAE e GRAC); Superintendência das Administrações Regionais (GEAE e GRAC); Diretoria de Habitação (GRAC); Diretoria de Transportes e Mobilidade (GEAE e GRAC); Diretoria de Trânsito (GEAE); Diretoria de Obras (GEAE); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Solidariedade (GEAE e GRAC); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida (GEAE e GRAC); Secretaria Municipal de Gestão Estratégica e Planejamento (GRAC); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança (GRAC); EDUCAR - Instituto de Educação do Município de Resende (GRAC); AMAR - Agência Municipal do Meio Ambiente (GEAE e GRAC); Fundações: Casa da Cultura Macedo Miranda e Resende Esportes (GRAC); Guarda Municipal (GEAE e GRAC), além da Procuradoria Geral (GRAC). Além dos serviços disponíveis pela Prefeitura, o ‘Plano Verão’ prevê ainda o apoio dos seguintes órgãos estaduais, federais e não governamentais: Corpo de Bombeiros; Polícias Federal, Civil e Militar; CEG (Companhia Estadual de Gás); INMET (Instituto Nacional de Metereologia); INEA (Instituto Estadual do Ambiente); Departamento DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transito); INFRAERO (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária); CML (Comando Militar do Leste); Cruz Vermelha Brasileira; Ampla (Energia e Serviços S.A); CERES (Cooperativa de Eletrificação Rural de Resende); Igrejas Locais; Águas das Agulhas Negras; e clubes de serviços, como rotarys, Lions e escoteiros).
Palavras chaves: PREVENÇÃO