09/11/2011
Prefeitura já capacitou cem produtores rurais
Mais três cursos serão promovidos até dezembro
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR
Um relatório divulgado hoje pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária mostra que, entre janeiro e setembro deste ano, a Prefeitura já realizou 11 cursos de capacitação para os pequenos produtores rurais da cidade, por meio do Programa de Desenvolvimento e Qualificação da Atividade Rural do Município, que é promovido em parceria com o SENAR (Superintendente Nacional de Aprendizagem Rural). O número de cursos destinados a este segmento do setor agropecuário, que começaram no ano passado, chegará a 14 até o final de dezembro.
Nesta quarta-feira, dia 09, ocorreu o curso de Olericultura para os produtores da região de Visconde de Mauá. O curso foi ministrado pela técnica Tânia Chiarine, do SENAR. Os dois próximos cursos que acontecerão neste ano são os de Tratorista Agrícola – Operação e Manutenção e de Casqueamento e Ferrageamento Agrícola.
A realização dos cursos de capacitação para os pequenos produtores faz parte das ações desenvolvidas pelo Município com o objetivo de fortalecer ainda mais este setor da economia, melhorando a qualidade das mercadorias oferecidas aos consumidores (foto) e incrementando a renda dos trabalhadores do campo. Uma parcela significativa da produção é comercializada durante a Feira Sertaneja, cuja implantação ocorreu em março do ano passado, através de outra iniciativa da própria Prefeitura.
Desde o começo deste ano, já foram realizados os seguintes cursos: Manejo Sanitário, Aplicação de Medicamentos e Vacina em Bovinos, Produção Orgânica de Hortaliças Folhosas, Turismo Rural – Acolhida ao Meio Rural, Turismo Rural – Planejamento e Implantação, Curso de Psicultura, Doma Raional de Eqüino, Turismo Rural – Roteiros e Trilhas, Alimentação de Invernos para Bovinos, Embutidos e Defumados, Bovinocultura do Leite – Qualidade do Leite e Apicultura Básico.
O número de produtores matriculados em cada um dos cursos tem girado em torno de 12 a 15, dependendo da localidade onde o curso é ministrado. Nos primeiros nove meses deste ano, pelo menos cem produtores já participaram dos cursos realizados. O programa de capacitação leva ao segmento informações teóricas e práticas das novas técnicas de agropecuária existentes no mercado.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, engenheiro Miguel Dias, “ao promover estes cursos, a administração municipal e o SENAR, além de outros parceiros na iniciativa, proporcionam ao pequeno produtor a oportunidade de conhecer as inovações do setor, ampliando os conhecimentos a respeito de suas respectivas atividades”.
- Estamos com isso facilitando o acesso dos produtores a informações importantes para o incremento da atividade rural no Município. A realização de cursos ministrados por técnicos especializados em benefício do homem do campo vem auxiliando em muito o desenvolvimento da atividade em Resende – declarou o secretário.
Já o técnico agropecuário da Secretaria de Agricultura e Pecuária da Prefeitura, Rodrigo Correia Silva, disse que os cursos normalmente são promovidos em escolas, salões comunitários ou propriedades que possuam a infra-estrutura necessária à realização das aulas. Segundo Rodrigo, a definição dos cursos para cada região do Município leva em conta as atividades agropecuárias predominantes nos locais.
Palavras chaves: NOVAS TÉCNICAS NO CAMPO