01/11/2012

Zona rural já teve duas escolas reformadas e uma construída desde 2009

Prefeitura inicia obras de reforma e ampliação de escola na Pedra Selada

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Educação, inicia na próxima segunda-feira, dia 05, as obras de reforma geral e ampliação da Escola Municipal Campo Alegre. Serão investidos R$ 149 mil de recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Situada na zona rural do município, no distrito de Pedra Selada, a escola atende 13 estudantes em classe multisseriada, com educação do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Por conta da reforma na unidade, cujo prazo previsto para a conclusão é de quatro meses, os alunos estão estudando temporariamente no salão comunitário da Igreja Católica, próxima à escola.

A unidade receberá reforma geral do piso, que será trocado por cerâmica, janelas de alumínio, troca do telhado e colocação de forro de PVC, revisão geral de toda a parte hidráulica e elétrica, reforma da cozinha, além da construção de um pátio coberto, de um refeitório, uma dispensa, pórtico de entrada e de banheiros e rampas com acessibilidade para receber pessoas com deficiências físicas.

A secretária de Educação do Município, professora Rosaly Azevedo, também anunciou esta semana que em breve iniciarão as obras de reforma na Escola Municipal Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos) e na Escola Municipal Adelaide Lopes Salgado (Capelinha).

- No caso da Escola Augusto de Carvalho, o processo da reforma está em fase de elaboração de projeto e de planilha de custos, e para a Escola Adelaide Lopes Salgado, a Secretaria de Educação já está finalizando o projeto da obra. A previsão é de que no início de 2013 as obras nessas unidades já tenham se iniciado - afirmou Rosaly.

A Prefeitura está concluindo também obras em cinco unidades de ensino municipais: Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira (Serrinha), Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), Escola Municipal Bairro Cabral e a creche da Morada do Contorno. A expectativa é de que até o final do ano as obras sejam entregues.

Além disso, está em processo de licitação a construção da creche da Cidade Alegria, que também será custeada com recursos do FNDE, no valor de R$ 2 milhões, com contrapartida de R$ 500 mil da Prefeitura. A unidade terá capacidade para atender cerca de 120 crianças com idade entre zero e três anos, em período integral, e crianças até cinco anos de idade em período parcial.

Desde 2009, a Prefeitura já entregou à população as obras de
reforma geral das escolas municipais João Rodrigues (Vila da Fumaça), Julieta Botelho (Vila Julieta), Centro de Educação Infantil Ângela Maria Lima (Jardim Esperança), Francisco Tavares Resende (Sertãozinho), Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria) e de construção da nova Escola Municipal Hetelvina Carneiro (Vargem Grande).

Palavras chaves: EDUCAÇÃO