23/05/2011

Prefeitura inicia obras da creche do Jardim Esperança

Município vai construir creches em outras quatro comunidades

Prefeitura inicia obras da creche do Jardim Esperança

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura anunciou na manhã desta segunda-feira, dia 23 de maio, o início das obras de reforma e adaptação do antigo prédio da Escola Municipal Esther Politi para abrigar uma nova creche no bairro Jardim Esperança, na região da Fazenda da Barra. A nova unidade irá atender em período integral cerca de 70 crianças com idade entre zero e três anos, todas residentes naquela comunidade. O investimento da Prefeitura na construção desta unidade será de aproximadamente 285 mil. Para o prefeito José Rechuan (DEM), a creche do Jardim Esperança “é resultado do comprometimento da atual administração do Município em realizar obras e serviços em todas as regiões da cidade, na área central, mas também nas comunidades mais afastadas do Centro”. Segundo ele, com a construção da mais uma creche, “a Prefeitura se faz presente outra vez no dia-a-dia das pessoas”. - Sabemos do quanto a existência de uma creche é de grande importância para os moradores de uma comunidade, especialmente das mães, que precisam trabalhar fora para ajudar nas despesas da casa, porém muitas das vezes não têm onde deixar seus filhos. No nosso governo, as creches em funcionamento oferecem um serviço de qualidade às crianças, tanto no que diz respeito à alimentação, como também no atendimento que é prestado por profissionais especializados visando contribuir para a formação delas – disse Rechuan. Segundo a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, a construção de novas creches e a reforma de escolas é uma das prioridades da Prefeitura desde janeiro de 2009. Ela esclareceu que ao todo vão ser implantadas mais quatro creches no Município. - Além da Creche do Jardim Esperança, a Prefeitura implantará uma creche no bairro Surubi e uma na Morada da Barra, cujo convênio com o Governo Federal para a construção está em fase de finalização. Já a obra da creche do Loteamento Morada do Contorno se encontra em fase de licitação visando definir a empresa responsável pela continuidade dos trabalhos. E já está sendo elaborado o projeto técnico para a construção da creche de Visconde de Mauá, que ficará ao lado da Escola Municipal Francisco Quirino – afirmou Soraia. De acordo ainda com a secretária de Educação, todas as novas creches terão ambientes climatizados, assim como a Creche Municipal Sandra Maria Ferreira Cotrim (Baixada da Olaria - foto), que foi inaugurada em março com capacidade para atender 53 crianças de zero a três anos de idade em período integral. A entrada em funcionamento desta unidade tornou realidade o atendimento a uma reivindicação antiga dos moradores do bairro. Atualmente o município de Resende conta com 14 unidades de creche. Estão matriculadas na rede municipal de ensino 1.391 crianças, com idade entre zero e três anos.. Deste total, 831 recebem atendimento integral nas próprias creches e 560 são crianças de três anos inseridas nas unidades de pré-escola, onde são atendidas em meio período.
Palavras chaves: MAIS CRIANÇAS ATENDIDAS