19/03/2012

Unidade realiza 250 atendimentos por dia

Prefeitura inaugura nova recepção do Hospital de Emergência

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A inauguração da nova recepção do Hospital de Emergência, que inicialmente aconteceria na manhã desta terça-feira, dia 20, foi transferida para o próximo sábado, 24 de março, às 10 horas. As obras de reforma e adequação da recepção do Hospital Municipal de Emergência (foto) vão representar mais conforto aos pacientes que procurarem a unidade. O evento terá as presenças do prefeito José Rechuan (PP); do secretário municipal de Saúde, Daniel Brito; e do diretor da Fundação Hospitalar de Resende, João Marcos Mattos, além de outros secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias, funcionários do hospital e representantes de segmentos organizados da sociedade, entre outras pessoas.

Só nos serviços de revitalização e adequação do espaço da recepção, a Prefeitura investiu cerca de R$ 244 mil. No local, a Fundação Hospitalar instalou uma porta de sensor para abertura automática, nova televisão e 30 cadeiras novas. A área revitalizada abrange também as salas destinadas aos atendimentos nos setores de assistência social, psicologia, ouvidoria e triagem, onde acontece a classificação de risco, processo através do qual são identificados os casos que devem merecer prioridade no atendimento.

A reforma da recepção incluiu ainda a impermeabilização do teto; a troca das instalações elétricas e hidráulicas; a pintura e a recuperação da fachada; e a climatização do novo espaço. No caso da impermeabilização, o serviço teve como objetivo eliminar as goteiras. Os trabalhos de revitalização começaram no ano passado. Além da realização destas obras, a Prefeitura, por meio da Fundação Hospitalar, comprou quatro computadores novos para a informatização da recepção, o que vai agilizar o atendimento, pois os dados dos pacientes já estarão disponíveis no sistema, e não vão ser feitas mais de forma manuscrita.

O Hospital de Emergência é referência para a população de Resende, municípios vizinhos, motoristas e passageiros de veículo em trânsito pela Rodovia Presidente Dutra. O atendimento de emergência e o tratamento especializado disponibilizados pela unidade são considerados de excelência na região.

Atualmente, cerca de 250 atendimentos são realizados pelo hospital, além das cirurgias. Funcionando 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados, a unidade trabalha com uma equipe multidisciplinar de profissionais em regime de plantão, rotina e sobreaviso de especialidades. As dependências principais são formadas pelas áreas de repouso adulto, centro cirúrgico, CTI (Centro de Tratamento Intensivo), exame de raio-X, laboratório e consultório dentário.

Palavras chaves: MAIS INVESTIMENTOS NA SAÚDE