28/06/2013

Prefeitura implanta programa voltado para famílias de alunos

Objetivo é auxiliar as famílias em relação à formação dos alunos e participação na vida escolar dos filhos

Prefeitura implanta programa voltado para famílias de alunos

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza na próxima segunda-feira, dia 8 de julho, o lançamento do primeiro pólo do programa "Escola para Famílias". A aula inaugural está marcada para as 15 horas, no Ciep 489 - Augusto de Carvalho, no bairro Cidade Alegria, e contará com presença de representantes da Prefeitura, Poder Judiciário, pais de alunos, entre outros convidados.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Rosaly Azevedo, a iniciativa tem como objetivo auxiliar as famílias em relação à formação dos alunos, contribuindo para o rendimento escolar.

Ele será voltado para pais ou responsáveis encaminhados através de órgãos que atuem em questões ligadas a crianças e adolescentes, ou seja, que nas suas rotinas de trabalho possam registrar negligências, abusos ou violências que possam comprometer o aprendizado.

- A ideia para criação desta ação surgiu durante o programa "Educação Itinerante", que no ano passado visitou diversas escolas para ouvir as demandas. A participação mais efetiva dos pais na vida escolar foi uma das principais dificuldades apontadas - recorda a secretária.

No CIEP 489 serão atendidos 28 responsáveis que foram encaminhadas pela própria direção. Um dos requisitos para formação desta turma foi a entrevista com a equipe do projeto que é composta de diretor, assessor de pesquisa, secretário, psicólogo, assistente social e professores.

As aulas serão semanais e o curso será dividido nos módulos "A Função da Família", "Filhos" e "As Instituições (Rede de Proteção Municipal)". Entre os temas estão estrutura familiar; origem da família; a importância do ambiente familiar; tipos de família; o papel da família e o significado de ser responsável; castigos e recompensas; liberdade x limites; sexualidade; drogas: vida saudável; tipos de drogas conhecidas pelos alunos; direitos e deveres, entre outros.

Após a formatura, a equipe do programa continuará realizando o acompanhamento escolar das crianças e visitas domiciliares às famílias.

- Até o final do ano a Secretaria de Educação tem a intenção de levar este trabalho para mais regiões do município - finaliza Rosaly.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO