18/12/2009

Prefeitura garante assistência técnica para produtores rurais

Município divulga balanço de ações no setor

Prefeitura garante assistência técnica para produtores rurais

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Inovação, José Antônio de Carvalho Pinto, apresentou hoje um balanço contendo as principais ações desenvolvidas pela Prefeitura neste setor, durante o ano de 2009. Entre as atividades realizadas, o secretário destacou o apoio que o governo municipal vem prestando ao homem do campo, garantindo a assistência técnica ao segmento. Através delas, de acordo com relatório, foram beneficiadas mais de cem produtores de áreas diversas, como Vila da Fumaça, Vargem Grande, Bagagem, Jacuba, região da Estrada da Limeira, Baixada da Olaria e Vila Isabel, entre outras. Com a iniciativa, a Prefeitura prestou serviços como orientação voltada à formação de pastagem, capineiras e canaviais; análise de solo; recomendações sobre adubação, orientação sobre pragas e doenças, e muito mais. Outra ação importante realizada pela Prefeitura no decorrer do ano foi o índice de animais vacinados contra a febre aftosa: nada menos do que 93 por cento do rebanho. Além disso, 900 bezerros receberam imunização contra a brucelose. - Não há dúvidas de que tivemos um ano muito proveitoso, de muito trabalho, onde buscamos, de todas as formas, melhorar não só a produção agropecuária de Resende, como também contribuir para que o homem do campo conquistasse melhores condições de trabalho e se sentisse cada vez mais valorizado - analisou. Além da promoção e participação em dezenas de cursos e palestras (foto), através dos quais foram tratados temas variados e de interesse do produtor rural, como microbacias hidrográficas, apicultura e inseminação artificial, a Prefeitura desenvolveu projetos como o Patrulha Agrícola. Com este programa, conforme informou o secretário, mais de 80 propriedades foram beneficiadas com os serviços prestados por tratores, arado, roçadeira e grade, atendendo dessa maneira mais de 80 familias. Também foi destaque neste primeiro ano de gestão o apoio dispensado pela Prefeitura a eventos tradicionais e tipicamente campestres, como os torneios leiteiros da Fumaça e da EXAPICOR (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende), além da Exposição Manga Larga Marchador. Estes eventos reuniram produtores rurais de toda a região.
Palavras chaves: APOIO