° Minº Max

Investimentos giram em torno de R$ 2 milhões

Prefeitura finaliza reforma e ampliação de quatro escolas

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende concluiu as obras de reformas e ampliações de quatro unidades de ensino, que juntas representam aproximadamente R$ 1,7 milhão de investimentos na Educação. Nesta etapa foram contempladas as Escolas Municipais Bairro Cabral, Moacir Coelho da Silveira (Serrinha do Alambari) e Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), além do Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria).

Para a secretária municipal de Educação, Rosaly Azevedo, as melhorias representam a reestruturação de toda rede municipal, que está sendo modernizada com o objetivo de valorizar o aprendizado dos alunos em sala de aula e também atender as demandas dos profissionais que atuam nas unidades.

- A previsão é de que até o final do ano mais três escolas sejam contempladas com as obras. Em breve vamos entregar à população três novas creches, que estão sendo construídas em regiões onde há anos os moradores aguardavam por estes investimentos - ressalta a secretária.

Na Escola Municipal Bairro Cabral, a Prefeitura investiu cerca de R$ 159 mil. A unidade ganhou uma sala de aula para atender o Programa Segundo Turno e um pátio coberto em estrutura metálica. Na Escola Municipal Moacir Coelho foram aplicados aproximadamente R$ 149 mil. Os serviços englobaram a troca de portas e janelas, pintura geral interna e externa, reformas da cozinha e refeitório, além dos banheiros que passaram a ter acessibilidade para atender os deficientes físicos. Também foi feita a revisão na parte elétrica e hidráulica.

Já na Escola Maria Dulce Freire Chaves foram investidos cerca de R$ 539 mil. Entre os serviços executados nesta unidade estão a construção de paredes entre as salas de aula; pintura geral interna e externa; serviços de acabamentos; troca de tubulações na cozinha e reforma do piso; substituição de portas do refeitório e reforma dos banheiros que foram adaptados para atender os alunos pequenos. Além disso, todas as salas de aula receberam aparelhos de ar condicionado do tipo split.

A Prefeitura concluiu também as obras no Colégio Municipal Getúlio Vargas onde foram investidos R$ 820 mil. O projeto incluiu serviços nas áreas de interna e externa, como a colocação de telhas termoacústicas no telhado; instalação de uma subestação de energia elétrica própria para atender 82 aparelhos de ar condicionado, que foram instalados nas salas de aula e nas dependências da secretaria. Também foram feitos os serviços de pintura geral, revisão de forros; troca de piso e reforma dos banheiros que também passaram a ter acessibilidade.

CRECHES - Outro segmento que está recebendo investimentos da Prefeitura é a Educação Infantil. As obras da creche da Morada do Contorno estão na fase de acabamento e devem ficar prontas nos próximos 30 dias. Além disso, foram iniciadas as etapas de alvenaria da creche da Morada da Barra e a terraplanagem do terreno da creche da Cidade Alegria.

As obras estão sendo realizadas com recursos do Fundo do Desenvolvimento da Educação (FNDE), no valor total de aproximadamente R$ 2 milhões cada uma, com contrapartida do município. As estruturas são compostas de salas de aula, berçários, banheiros adaptados para atender as crianças, anfiteatro, área coberta com playground, refeitório, cozinha, caixa d'água com capacidade para armazenar 30 mil litros, lavanderia, entre outros aspectos.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO