19/08/2011

Prefeitura entrega equipamentos para projeto Horta nas Escolas

Cultivo de verduras e legumes é ensinado para estudantes da área urbana e da Zona Rural

Prefeitura entrega equipamentos para projeto Horta nas Escolas

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Dando continuidade ao projeto “Horta nas Escolas”, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, está entregando, para mais 12 unidades escolares da rede de ensino do Município, os Kits Horta, que contêm as ferramentas necessárias para o cultivo de hortaliças e legumes.

Cada kit é formado por carrinho de mão, enxada, enxadão, pá de bico, regador, ancinho, cavadeira e colher de jardineiro, além de um livro com orientações sobre os procedimentos corretos para o cultivo das hortas.

Vão receber os equipamentos nesta etapa as seguintes escolas: Adelaide Lopes Salgado (Capelinha), Alberto Ferraz (Capelinha) , Algodão Doce (Cidade da Alegria), Campo Alegre (Campo Alegre), Creche Parque Embaixador - foto (Parque Embaixador), Francisco de Souza Aguiar (Bagagem), Francisco Quirino (Visconde de Mauá), José Roberto Sampaio (São Caetano) e Moacir Coelho da Silveira(Serrinha).

No ano passado já tinham recebido kits deste projeto as escolas Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Francisco Tavares Resende (Sertãozinho), Hetelvina Carneiro (Vargem Grande), Jardim das Acácias (Fazenda Barra II), Maria Dulce Freire Chaves (Surubi) e Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III).

Segundo a secretária de Educação do Município, professora Soraia Balieiro, o projeto “Horta nas Escolas” foi implantado em 2009 com o objetivo de proporcionar aos estudantes o contato com a terra, “despertando neles o gosto pelo plantio e cultivo de hortaliças, além de reforçar o aprendizado dos alunos”.

-  A horta é uma fonte de aprendizado, à medida que auxilia no

desenvolvimento de diversas disciplinas escolares. Entendemos que cultivar as próprias verduras nas escolas torna-se algo de grande valor pedagógico e nutricional. Outro fator importante é que os alunos, incentivados pelas hortas escolares, podem estender seu aprendizado para sua casa, fazendo hortas caseiras, e produzindo hortaliças para toda a família – disse Soraia.

Ainda segundo a secretária, atualmente 22 escolas municipais já possuem hortas escolares. O objetivo é ampliar o programa para atender todas as escolas da rede, tanto as unidades rurais como as unidades da zona urbana, “respeitando as diferenças entre uma região e outra”.

- Torna-se necessária uma adaptação para cada caso. Mesmo entre as escolas rurais, por exemplo, existem diferenças de aspectos de área, sociais, ecológicas, e de acesso, entre outras, que precisam ser levadas em conta durante o desenvolvimento do projeto – concluiu a secretária.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO