° Minº Max

Assistência Social e Direitos Humanos

30/11/2012

Prefeitura entrega certificados para adolescentes do Projovem

Atividades culturais, cursos profissionalizantes e passeios estão entre as atividades oferecidas pelo ProJovem

Prefeitura entrega certificados para adolescentes do Projovem

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O Prefeito José Rechuan e a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Marly Ceccoline Cortona, participam na próxima segunda-feira, dia 03 de dezembro, da formatura dos 60 adolescentes do ProJovem Adolescente (Programa Nacional de Inclusão de Jovens), que concluíram o ciclo 2011 e 2012. A cerimônia será realizada na Chácara Mário Hosken, no bairro Itapuca, a partir das 19 horas.

Segundo a coordenadora do programa em Resende, Rita de Cássia Monnerat, nesses dois anos os adolescentes participaram de atividades voltadas para o desenvolvimento pessoal e a qualificação profissional.

- Estamos conseguindo mudar a realidade dos jovens com ações educativas e saudáveis, que estão abrindo novas perspectivas na vida deles - disse.

Entre os cursos oferecidos aos adolescentes, a coordenadora destaca o de "Rotinas de Escritório", realizado em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Nele, os alunos aprenderam sobre apresentação pessoal, atendimento ao cliente, noções de Inglês e Espanhol, redação, informática básica, arquivamento de documentos e protocolo.

Outra ação que garantiu a qualificação para o mercado de trabalho foram os minicursos do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), com aulas sobre montagem de currículos, liderança, marketing pessoal, arte de falar em público e dinâmica de grupo. Além disso, uma parceria com a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Resende permitiu a participação dos jovens nos cursos de Gestão de Estoque, Atendimento ao Cliente e Atendimento ao Público.

Nas demais áreas, os adolescentes participaram de aulas de capoeira, hip hop, maracatu, coral, jazz e passeios culturais com destinos históricos. Entre os roteiros visitados por eles estão o Museu da Língua Portuguesa (São Paulo), Museu Imperial de Petrópolis, evento Rio+20, Pinacoteca (São Paulo) e a região do Ciclo do Café (Vassouras).

Na parte esportiva, o destaque foi a participação do grupo de Resende no campeonato de futsal e futebol society, que aconteceu em Valença e reuniu participantes de vários municípios da região.

- As atividades esportivas fazem parte do cronograma do programa e são desenvolvidas em parceria com a Fundação Resende Esportes - ressalta Rita de Cássia.

A coordenadora destacou também a colônia de férias que foi promovida em julho deste ano, em conjunto com a Defesa Civil. Os jovens participaram, na ocasião, de práticas esportivas, palestras, passeios educativos, aulas sobre educação ambiental, ações preventivas, acidentes domiciliares (gás de cozinha), queimaduras, produtos químicos, primeiros socorros, noções de civismo e cidadania.

Adolescentes do programa também participaram do V Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira. O evento aconteceu em Recife, no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O objetivo foi promover a discussão de pesquisas, programa e projetos sociais referentes à juventude. Resende foi destaque no encontro por ser o único município que levou adolescentes atendidos por programas públicos sociais.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO