08/11/2013

Prefeitura e PUC lançam livro sobre educação ambiental

Livro é uma coletânea de artigos e ilustrações sobre o papel de Resende na construção de sociedades sustentáveis

Prefeitura e PUC lançam livro sobre educação ambiental

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Agência do Meio Ambiente do Município de Resende (AMAR), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), realiza nesta segunda-feira, dia 11, o lançamento do livro "Educação Ambiental Resende + Visconde de Mauá", uma coletânea de artigos e ilustrações sobre o papel do município na construção de sociedades sustentáveis. O evento será realizado às 14 horas, no Espaço Z, que fica na Avenida Gustavo Jardim, s/nº, no Centro.

A publicação é resultado do Curso de Educação Ambiental "Formação de Valores Ético-Ambientais para o Exercício da Cidadania", que foi promovido através de um convênio entre o Município e a PUC, representada pelo Núcleo Interdisciplinar em Meio Ambiente (NIMA), em parceria com a Petrobras. A capacitação, que foi realizada no período de agosto a dezembro de 2009, contou com a participação de 132 pessoas de Resende e Visconde de Mauá.

- Esse curso teve a finalidade de formar agentes multiplicadores em educação ambiental, integrados às propostas da Agenda 21 Local que visa à construção de sociedades sustentáveis, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica - explica a coordenadora do Programa Municipal de Educação Ambiental da AMAR, Rosângela Vieira.

Participaram alunos das redes municipal, estadual e particular; lideranças comunitárias; representantes de empresas; Organizações Não Governamentais; instituições de classes; universidades, técnicos ambientais; conselheiros de meio ambiente e membros do Fórum Agenda 21 Local.

No primeiro momento do curso foi realizado um diagnóstico ambiental do município, que analisou áreas dos Rios Paraíba do Sul e Alambari, Aterro Controlado de Bulhões, Horto Municipal, Parque Municipal Cachoeira da Fumaça, áreas de reflorestamento urbano, entre outras. As informações serviram de base para as aulas da capacitação.

- A metodologia permitiu que os temas levantados durante a análise ambiental fossem abordados a partir da realidade local de cada região, estimulando o desenvolvimento de valores ético-ambientais e conscientizando a população sobre o cuidado com meio ambiente a partir do exercício da cidadania - afirma a coordenadora.

No lançamento do livro o público terá a oportunidade de adquirir um exemplar da publicação e conhecer as experiências vivenciadas pelos profissionais nas atividades de campo.

Palavras chaves: MEIO AMBIENTE