23/11/2011

Pedido já foi encaminhado pelo Município ao Ministério da Educação

Prefeitura e Instituto Federal debatem implantação da Escola Técnica

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

O prefeito José Rechuan (PP) e a secretária Municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, se reunirão com o reitor do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), professor Fernando Gusmão, em um café da manhã marcado para a manhã desta quinta-feira, dia 24, às 9 horas no River Palace Hotel.

O objetivo do encontro será mostrar ao reitor a importância da implantação de uma escola técnica federal na região visando atender as 15 cidades que formam o Projeto Cercanias. Prefeitos dos municípios integrantes deste projeto foram convidados para o encontro.

Lançado em julho de 2009, pela Prefeitura de Resende, durante uma cerimônia ocorrida no salão nobre da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, o Projeto Cercanias tem como objetivo básico debater e implantar ações pelo desenvolvimento integrado dos municípios que aderiram a este programa.

Fazem parte do Projeto Cercanias as seguintes cidades: Barra Mansa, Resende, Porto Real, Quatis e Itatiaia (todas no estado do Rio de Janeiro); Bananal, Arapei, São José do Barreiro, Areias e Queluz (São Paulo) e Passa Quatro, Itamonte, Itanhandu, Passa Vinte e Bocaina de Minas (Minas Gerais).

Recentemente, Rechuan participou de uma audiência em Brasília com a presidente Dilma Rosseff (PT) e o governador Sérgio Cabral (PMDB). Durante o encontro, ele ressaltou que o funcionamento de uma escola técnica é fundamental no sentido de preparar a mão de obra local para ocupar as vagas que serão criadas com a chegada de novas empresas e a ampliação dos empreendimentos já instalados na região. Este encontro em Brasília teve como proposta anunciar a expansão da MAN Latin América (antiga Volkswagen) em Resende.

- O desenvolvimento econômico na região é hoje um fato. No começo de outubro, por exemplo, a Nissan confirmou sua instalação em Resende. Atualmente, a região desponta como um dos pólos principais de crescimento do interior fluminense, daí a necessidade de qualificar os trabalhadores locais, garantindo a eles a ocupação dos novos postos de trabalho. A escola técnica federal é de muita importância para atingir esse objetivo e continuarmos atraindo novas empresas - frisou Rechuan.

Na opinião da secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, "a qualificação profissional é a garantia de uma boa oportunidade no mercado de trabalho". Ela lembrou a inauguração do Centro de Educação Profissionalizante como uma das iniciativas realizadas pela administração do prefeito José Rechuan com a proposta de qualificar os jovens e adultos do Município. Instalado em Campos Elíseos, o Centro atende mais de 60 alunos de três escolas municipais com os cursos de solda e pequenos reparos industriais.

- Nossa proposta é oferecer para os nossos estudantes uma educação de excelência. Por isso em Resende lutamos para trazer um curso técnico de qualidade como os oferecidos pelo IFRJ. A reunião desta quinta-feira representa um passo importante nesta direção, ou seja, oferecer uma alternativa de qualificação profissional  - disse Soraia.

Palavras chaves: Qualificação Profissional