Superintendência de Transporte e Trânsito

09/04/2013

Prefeitura discute regulamentação do transporte de fretamento no trânsito

Novas regras devem valer já a partir do mês que vem

Prefeitura discute regulamentação do transporte de fretamento no trânsito

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Superintendência de Transporte e Trânsito, realiza nesta quarta-feira, dia 10, a partir das 9 horas, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Resende, uma reunião com empresários, comerciantes e representantes de Departamentos de Recursos Humanos de empresas da região, para debater a regulamentação do tráfego de veículos de Transporte de Fretamento e de veículos pesados dentro do perímetro urbano do Município.

- Vamos apresentar a todos um decreto que irá regulamentar o trânsito para este tipo de transportes na cidade. Acreditamos que poderemos chegar num denominador comum, e já iniciar essas mudanças num prazo de 30 dias, com toda sinalização específica - comenta o superintendente de Transporte e Trânsito, Alcides de Carli.

Conforme explica o superintendente, para o Transporte de Fretamento - que é utilizado, por exemplo, para o transporte de funcionários para as fábricas da região - está previsto um novo itinerário, onde o trânsito, nos bairros Campos Elíseos e Comercial, serão proibidos, bem como a utilização das pontes Doutor Tácito Viana e Miguel Couto Filho.

- Na proposta que será apresentada, só será permitido o acesso nesses bairros por vans. Já os ônibus deverão utilizar como entradas, o Acesso Oeste e Leste - explica Alcides.

Ainda sobre o Transporte de Fretamento, será proibido o estacionamento dos ônibus em vias dentro da cidade, ficando obrigatório o uso da garagem específica da empresa.

- Hoje em dia, muitos motoristas param os ônibus próximos a suas residências, onde nem sempre a rua é apropriada, o que danifica o asfaltamento e prejudica até mesmo o tráfego de outros veículos, por isso a necessidade desta regulamentação - comenta o superintendente.

Ainda neste encontro, serão discutidas propostas para Carga e Descarga, onde serão apresentadas regulamentações para uso de veículos com até quatro toneladas, de maneira livre durante todo o dia; e com delimitações, para veículos com peso maior e também para caminhões articulados.

- Uma das propostas que será discutida fala da proibição do tráfego de caminhões articulados no perímetro urbano e a obrigatoriedade do uso dos Acessos Leste e Oeste - destaca Alcides de Carli.

Palavras chaves: TRÂNSITO