28/09/2011

Festa pelo aniversário da cidade vai até domingo, dia 02 de outubro

Prefeitura destaca resgate do segmento rural e da cultura de Resende

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Durante a cerimônia de abertura de 44ª Exapicor Família – Edição Especial 200 anos da Academia Militar  (AMAN), realizada no Parque de Exposições nesta terça-feira, dia 27, o prefeito José Rechuan destacou que a festa neste ano conta com “novos serviços visando melhorar ainda mais a segurança e a infra-estrutura para receber o público”. A festa prossegue até este domingo, dia 02 de outubro.

- Neste ano, a maior festa da região, totalmente gratuita, para toda a família, recebeu um reforço na infra-estrutura, o que vai garantir a segurança e o conforto dos participantes. Entre os serviços está, por exemplo, a construção de banheiros femininos e masculinos no Parque de Exposições, além de um estande interativo da Prefeitura para informar os cidadãos a respeito dos serviços públicos disponibilizados em nossa cidade – afirmou.

Rechuan considerou também que o evento é um resgate das tradições rurais e da história de Resende, que completa 210 anos nesta quinta-feira, dia 29.

- Na área rural, temos a exposição de gado. A participação de expositores deste segmento mostra a importância desse setor para o Município, que tem apenas 11 por cento de território urbano e os 89 por cento são formados pela área rural. Com certeza, a Exapicor mexe com a história de Resende, por isso, temos aí uma homenagem ao historiador Claudionor Rosa, com um espaço cultural e a exposição de fotografias que contam a história do Município – enalteceu o prefeito.

Além de Claudionor Rosa, cujo nome foi dado ao Espaço Cultural localizado na entrada do Parque de Exposições, a viúva do engenheiro Francisco Fortes Filho, dona Luci Fortes, recebeu uma placa em homenagem ao marido, já falecido, que foi o responsável pela construção do Parque de Exposições e dá nome ao local.

Já o presidente da Comissão Organizadora da Exapicor e secretário de Serviços Públicos do Município, Marcial Corrêa, explicou que “a homenagem a Claudionor Rosa era resultado de toda a vida de dedicação do historiador ao município”. Ele destacou ainda “todo o esforço feito pela Prefeitura no sentido de promover uma festa à altura do que a população da cidade tem direito e merece”.

Estiveram também presentes na abertura da Exapicor 2011 os secretários municipais Renato Viegas (Fazenda), Daniel Brito (Saúde), Reynaldo Raeli (Comércio e Turismo), Rubens Almada (Obras), Marly Ceccoline (Assistência Social e Direitos Humanos), Miguel Dias (Agricultura), Soraia Balieiro (Educação) e José Antônio de Carvalho Pinto (Governo); o presidente da Agência do Meio Ambiente, Paulo Fontanezzi; o presidente da Agência de Saneamento Básico, Luis Cláudio Siqueira Chaves, os superintendentes do Município Wagner Camilo (Eventos e Integração) e de Ordem Pública (José Antônio dos Santos); o comandante da Guarda Municipal, Jances Alcântara; os vereadores Kiko Besouchet, Barcita Rechuan, Pedro Paulo Florenzano, Glaucio Julianelli, Joaquim Romério, Gilmar Moreira, Silvio da Fonseca (Tivo) e Josimar Maurício (Timica).

O evento contou ainda com a presença do vice-presidente do Sindicato Rural de Resende, Ivan Menandro, e do subcomandante da AMAN, Coronel Kleger, além de representantes das empresas MAN Latin America, Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Votorantim e Águas das Agulhas Negras. Representantes da Secretaria Estadual de Turismo também participaram da cerimônia.

Palavras chaves: EXAPICOR FAMÍLIA 2011