12/01/2024
PREFEITURA DE RESENDE REALIZA NOVO MUTIRÃO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI NESTE SÁBADO, DIA 13, E DOMINGO, DIA 14
Ação acontecerá nos bairros Paraíso, Castelo Branco, Cabral, Alambari e Morro do Cruzeiro, das 8h às 17h
Crédito: Douglas Pacheco
A Prefeitura de Resende está empenhada no combate à dengue. Neste fim de semana, dias 13 e 14 de janeiro, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizará um novo mutirão de combate ao Aedes aegypti nos bairros Paraíso, Castelo Branco, Cabral, Alambari e Morro do Cruzeiro. A ação será das 8h às 17h.
A mobilização consiste em visitas domiciliares das equipes especializadas e também um mutirão de recolhimento de entulhos (inservíveis). A previsão é que 7.189 imóveis possam ser vistoriados neste fim de semana.
O mutirão de combate à dengue conta com o apoio de profissionais de diversos setores, como o CCZ, Cruz Vermelha, Serviços Públicos, Fiscalização de Postura, Vigilância Sanitária, entre outras.
-A gestão municipal segue na luta contra a dengue e realiza diariamente diversas mobilizações, como as visitas domiciliares e ações de bloqueio químico em diferentes bairros. Resende, infelizmente, assim como as outras cidades do estado, vem sofrendo com o aumento do número de casos de dengue. A participação da população é fundamental nesse processo, por isso é importante que deixem os agentes entrarem em suas residências para realizarem as vistorias em materiais que possam acumular água. Os profissionais são devidamente uniformizados e usam crachá de identificação em nome da Prefeitura de Resende - disse o secretário de Saúde, Jayme Neto.
A Prefeitura vem realizando ações de combate ao Aedes aegypti em diferentes frentes, entre elas: as visitas domiciliares; mutirões de retirada de entulhos; serviços de capina e roçada. Além da circulação de carro fumacê por diferentes bairros de Resende. A programação com os locais e datas do fumacê está disponível nas redes sociais da Prefeitura.
A população também deve contribuir na luta contra a dengue. Durante as visitas, os profissionais também orientam os moradores sobre a importância de realizar vistorias de apenas 10 minutos por semana em sua residência e quintal, retirando entulhos, pneus, vasos de plantas e caixas d’água, que podem conter água parada e se tornar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Confira o calendário do mutirão contra o Aedes:
13 e 14/01 - Paraíso, Castelo Branco, Cabral, Alambari e Morro do Cruzeiro
27 e 28/01 - Vila Julieta, Nova Liberdade, Vila Santa Cecília, Manejo e Liberdade
17 e 18/02 - Baixada da Olaria, Itapuca, Elite, Vila Alegria, Vila Hulda, Morada da Felicidade e Vila Santa Isabel
24 e 25/02 - Novo Surubi, Surubi, Alto Surubi e Vila Verde
09 e 10/03 - Parque Minas Gerais, Fazenda da Barra 2 e 3, Maria Candida, Morada da Barra, Campo Belo e Parque Embaixador
Vale destacar que a programação pode sofrer alterações.
Palavras chaves: Mutirão; Combate; Aedes Aegypti