16/01/2023

PREFEITURA DE RESENDE PROMOVE CAMPANHA “JANEIRO ROXO” DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

No dia 19 será realizada uma palestra socioeducativa no CRAS Jardim Esperança; e no dia 25 haverá um atendimento no PSF Jardim Primavera

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove a nova campanha de “Janeiro Roxo” sobre conscientização e prevenção da hanseníase. As ações acontecem desde o início do mês e seguirão nos próximos dias 19 e 25.

No dia 19 será realizada mais uma palestra socioeducativa na Casa de Passagem com a assistente social, Maria de Fátima Azevedo Nogueira. O encontro será às 9h30, na Rua Pedro Braile Neto, n°137, no Centro, para os usuários dos CRAS. Estas palestras socioeducativas já aconteceram nos CRAS do Parque Minas Gerais e Jardim Esperança.

Já no dia 25 acontecerá um atendimento da equipe multiprofissional no PSF Jardim Primavera, que fica na Rua dos Pintassilgos, s/n°, das 8h às 11h. A equipe do programa de hanseníase estará na unidade de saúde para acompanhar pacientes que apresentem manchas pelo corpo.

A coordenadora do Programa de Tratamento da Hanseníase (SAI), Alyne dos Passos Reis, destaca que o objetivo desta campanha é informar a população sobre a hanseníase, como é seu contágio, tratamento e reforçar que tem cura.

-Além de ser uma campanha de conscientização sobre a hanseníase, conseguimos divulgar o trabalho do Programa de Tratamento da Hanseníase. E também orientar os munícipes que o aparecimento de qualquer mancha no corpo com alteração de sensibilidade é preciso ser investigada. A pessoa deve procurar uma unidade de saúde e buscar atendimento. Vale destacar que as palestras socioeducativas se estenderão para os dias 8 de fevereiro e 8 de março no CRAS Jardim Esperança, ambos às 13h30 - disse a coordenadora.

Saiba mais sobre a Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos, podendo atingir rosto, olhos, orelhas, nariz, braços, mãos, pernas e pés. A hanseníase pode causar deformidades físicas, mas pode ser evitada com diagnóstico precoce e tratamento imediato. A doença é transmitida por meio das vias respiratórias como tosse e espirro. Vale destacar que ela não passa por abraço, aperto de mão ou carinho.

Entre os sintomas que as pessoas devem ficar atentas estão: uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo com diminuição ou perda de sensibilidade ao calor, à dor e ao tato; caroços e inchaço no corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos; dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés.

O Programa de Dermatologia e Pneumologia Sanitária funciona no Posto Resende (antigo Posto do Estado), localizado na Rua Doutor João Maia, n°42, no Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Mais informações pelo telefone: (24) 3354-6801.

Palavras chaves: Hanseníase; Janeiro Roxo