23/09/2021

PREFEITURA DE RESENDE PROMOVE AÇÕES DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 NO CALÇADÃO DO CAMPOS ELÍSEOS E NA FEIRA LIVRE DO PARQUE DAS ÁGUAS

Novas etapas, voltadas para pessoas acima de 18 anos de idade, serão realizadas nos dias 25 e 26 de setembro, entre 9h e 13h

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá duas ações do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, no Calçadão do bairro Campos Elíseos e na Feira Livre do Parque das Águas. As novas etapas, que são voltadas para a aplicação de primeira dose da vacina em pessoas acima de 18 anos de idade, serão realizadas nos dias 25 e 26 de setembro, sábado e domingo, respectivamente, entre 9h e 13h. Nas duas ações, haverá equipes disponíveis para aferição de pressão arterial. Para vacinar, não precisa de agendamento e basta apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS (se tiver).

Na última terça-feira, dia 21 de setembro, o município de Resende atingiu a marca de 65% da população acima de 18 anos de idade vacinada com segunda dose e dose única contra o novo coronavírus (Covid-19). Na ocasião, 62.747 pessoas já haviam completado o esquema vacinal com as duas doses e 3.020 tomando a dose única do imunizante da Janssen. O levantamento estatístico sobre a vacinação contra a Covid-19 é baseado em uma estimativa populacional divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com 101.116 habitantes acima de 18 anos. Do total deste público com mais de 18 anos, o balanço ainda aponta que 98,8% já receberam a primeira dose e a dose única, totalizando 99.953 pessoas vacinadas. Vale ressaltar que o número de menores de idade vacinados com a primeira dose chega a 3.912. De acordo com o IBGE, isso representa 32,5% da população total de menores (12.042 habitantes).

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, reforçou que o objetivo é imunizar toda a população vacinável de Resende e, por isso, novas ações com maior alcance de públicos estão sendo realizadas.

— As ações de vacinação contra o novo coronavírus no Calçadão e na Tradicional Feira Livre do Parque das Águas vão acontecer neste final de semana. A ideia é oportunizar a aplicação da vacina anticovid para o maior público possível, visto que já tivemos experiências positivas com a oferta de doses contra a Covid e a Gripe Influenza na feira. A tradicional feira é um espaço amplo, seguro e de livre circulação, com grande variedade de hortifruti e outros produtos que atraem diversos públicos. O Calçadão, que terá a imunização contra a Covid pela primeira vez, também é local bastante conhecido e bem frequentado em dias de sábado. Estas novas fases da campanha visam ampliar cada vez mais a cobertura vacinal contra a Covid no município, bem como acontece nas etapas de horário estendido, geralmente, às quartas-feiras à noite. Conforme a chegada de novas doses, distribuídas pelo Ministério da Saúde, vamos estendendo a campanha. Vale lembrar que já aplicamos a dose de reforço em mais de 500 idosos acima de 70 anos de idade e imunossuprimidos graves. A campanha para adolescentes também vem sendo ampliada em Resende. Volto a dizer que a pandemia não acabou e, mesmo após a vacinação, todos devem continuar respeitando os protocolos de segurança sanitária, tais como: uso de máscaras de proteção; higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%; e distanciamento social adequado – frisa.

O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, destacou que a população deve estar atenta às novas datas das próximas etapas da campanha. “Seguimos dedicados para que todos sejam vacinados. O Plano Municipal de Vacinação está sendo executado de forma responsável e rápida. A partir da chegada de novas doses e seguindo recomendações do governo federal, buscamos escoar as vacinas para garantir a proteção da nossa população, seja por etapas planejadas nas unidades de saúde ou pelo sistema drive-thru na Área de Exposições. As equipes da Saúde estão na linha de frente, unindo esforços com voluntários de outras secretarias, visando dar agilidade ao processo de imunização. As pessoas devem ficar atentas às informações divulgadas sobre as novas etapas da vacinação contra a Covid-19 no site institucional da Prefeitura (www.resende.rj.gov.br) e nos nossos canais oficiais no Instagram e no Facebook – explica o secretário.

Palavras chaves: Ações De Vacinação, Covid-19, Calçadão Do Campos Elíseos, Feira Livre Do Parque Das Águas