25/09/2019

PREFEITURA DE RESENDE INAUGURA UNIDADE DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO PARQUE MINAS GERAIS NESTA QUINTA, DIA 26

Moradores precisavam se deslocar para outros bairros em busca de atendimento; Condomínios Gardênia e Tulipa também serão beneficiados

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende vai inaugurar, na manhã desta quinta-feira, uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família no bairro Parque Minas Gerais. O local surge como uma importante alternativa para as comunidades no próprio bairro e dos Condomínios Gardênia e Tulipa, que tinham que se deslocar muito para o atendimento ou buscar assistência em um local cedido, sem as devidas adequações. A cerimônia de entrega acontecerá a partir das 10h, na presença de diversas autoridades municipais, como o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Vieira, espaços cedidos dentro dos Condomínios Gardênia e Tulipa estavam servindo para dar assistência aos moradores, mas sem muita infraestrutura para o atendimento. Desde início da gestão, segundo ele, foi feito o planejamento de um local mais adequado para o atendimento da população local, que gira em torno de 620 famílias.

Já os moradores do Parque Minas Gerais, ainda segundo o secretário, tinham que se deslocar até a unidade do bairro Fazenda da Barra III para receber o atendimento, tornando difícil o acesso. Visando resolver esses problemas, a unidade entregue nesta quinta-feira será temporária, através de uma construção modular com as devidas adequações e cuidados necessários. Este posto funcionará até o primeiro semestre de 2020, quando um novo posto fixo será inaugurado, para atender toda a demanda do Parque Minas Gerais e dos Condomínios Gardênia e Tulipa.

A unidade inaugurada nesta quinta-feira, na Rua São João Del Rey, conta com 3 consultórios (médico, enfermeiro e odontologia), sala de imunização, farmácia, recepção, DML (depósito de material de limpeza) e banheiros para funcionários e para usuários. Serão oferecidos atendimentos através de médico, enfermeiro, técnico, dentista, Agente Comunitário de Saúde e Agente de Serviços Gerais.

- Será um alívio muito grande para a população das localidades que serão atendidas. Vai poupar o deslocamento e centralizar os serviços, sem que a Prefeitura utilize espaços cedidos, sem a infraestrutura adequada. Tudo isso ainda vai melhorar muito no início do próximo semestre, quando uma unidade maior e mais confortável, como os moradores merecem, for inaugurada no Parque Minas Gerais – explica o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Dentre os serviços que serão ofertados estão: acompanhamento pré-natal, consulta odontológica, curativos, dispensação de medicamentos e preservativos, atendimento de enfermagem, exame odontológico, grupo de educação em saúde, vacinas, consulta médica, nebulização, teste de gravidez, reunião de comunidade, acompanhamento de hipertensão e diabetes.

Unidade Fixa no Parque Minas Gerais

Pela primeira vez, a população do bairro Parque Minas Gerais e dos Condomínios Gardênia e Tulipa contará com uma unidade de saúde, com conforto e uma estrutura de muita qualidade. O posto está em construção, logo ao lado da unidade provisória. As obras tiveram início em abril deste ano, com término previsto para o início do primeiro semestre de 2020.

Até o momento, alguns muros do novo posto, assim como a fundação do local já foram erguidos e finalizados. Neste momento, as equipes atuam na concretagem das vigas baldrames, que ficam, normalmente, um pouco abaixo do nível do solo. Na sequência, será trabalhada a laje e a alvenaria da estrutura.

Palavras chaves: Saúde Da Família; Parque Minas Gerais