02/08/2021

PREFEITURA DE RESENDE ESQUEMATIZA ETAPAS DA PRIMEIRA DOSE CONTRA A COVID-19 PARA ESTA SEMANA

Haverá vacinação na terça-feira e na quarta-feira, dias 3 e 4 agosto, respectivamente, inclusive, no horário estendido

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende programou novas etapas para a aplicação da primeira dose contra a Covid-19, que acontecerão na terça-feira e na quarta-feira, dias 3 e 4 de agosto. O novo calendário de imunização atenderá a população nos postos de saúde e pelo sistema drive-thru. Em regra, quem possui cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) será vacinado nos postos de saúde, sem necessidade de agendamento prévio. Já as pessoas que estão fora da área de cobertura da ESF deverão comparecer à Área de Exposições, na data e hora marcadas, a partir da confirmação do cadastro, por ligação telefônica, feito no site institucional da Prefeitura (www.resende.rj.gov.br). O cronograma ainda inclui o horário estendido, destinado às pessoas que estão dentro ou fora da área de cobertura da ESF e não conseguem ir até os polos de imunização no horário de expediente.

Na terça-feira, dia 3 de agosto, entre 13h e 16h30, a população geral acima de 29 anos de idade receberá a primeira dose anticovid. Estas pessoas, que são cobertas pela Estratégia Saúde da Família, deverão comparecer à unidade de saúde de referência (onde moram), sem necessidade de agendamento, munidas de documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS (quem tiver). Excepcionalmente, nesta data, em virtude da imunização contra a Covid-19, não haverá vacinação contra a Gripe Influenza, que ocorre no período da tarde, em nenhum posto.

Na quarta-feira, dia 4 de agosto, das 9h às 13h, as pessoas a partir de 30 anos de idade serão imunizadas com a primeira dose contra a Covid-19 no sistema drive-thru, na Área de Exposições. Este público, que não possui cobertura dos postos de saúde, deverá se dirigir ao local, após confirmação do cadastro, por telefonema, feito no site da Prefeitura. Este grupo deverá apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS (quem tiver).

Ainda na quarta, dia 4, haverá uma programação especial voltada para as pessoas acima de 32 anos, que receberão a primeira dose no horário estendido, das 17h às 21h, na Policlínica Manejo, na Unidade de Saúde da Família (USF) Paraíso e na Clínica da Família. Esta etapa não necessita de agendamento. Estas pessoas, que estão dentro ou fora da área de cobertura dos postos e não conseguem ir até os polos de imunização no horário de expediente, deverão levar identidade com foto, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS (quem tiver).

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, explicou que o município segue com o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, respeitando os critérios definidos pelo Ministério da Saúde.

— O Plano Municipal de Vacinação continua e, até o dia 1º de agosto, 107.782 doses já haviam sido aplicadas em Resende, sendo 75.779 correspondentes à primeira dose e dose única. O município já ultrapassou a marca de 75 mil pessoas acima de 18 anos vacinadas nesta campanha. Na semana passada, foi divulgado o calendário oficial de vacinação para a segunda dose desta semana. E, após a chegada de novas doses de imunizantes contra o novo coronavírus, conseguimos ampliar tanto a vacinação para a primeira dose quanto o cadastro para quem não tem a cobertura dos postos no site da Prefeitura, que está a partir de 25 anos agora. Novamente, volto a dizer que a pandemia não acabou e, mesmo após a vacinação, todos devem continuar respeitando os protocolos de segurança sanitária, tais como: uso de máscaras de proteção; higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%; e distanciamento social adequado – explica.

O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, reforçou sobre o andamento da campanha de vacinação em Resende. “Vale frisar que o cadastro no site institucional da Prefeitura de Resende está aberto para a população geral a partir de 25 anos, que reside fora da área de cobertura da ESF. A resposta do cadastro com o agendamento para a imunização contra a Covid-19 deve ser aguardada, lembrando que a confirmação não ocorre de imediato em razão da relação de pessoas com a faixa etária existente e o número de doses da vacina disponibilizadas, gradualmente, pelo governo federal. As pessoas com menos de 25 anos de idade devem aguardar a abertura do cadastro para a faixa etária correspondente. Em regra, os moradores, que possuem cobertura da Estratégia Saúde da Família, não precisam se cadastrar. Este público deve esperar a divulgação da sua faixa etária para se dirigir ao posto de saúde”, frisa, reforçando que o calendário de vacinação contra a Covid-19, divulgado toda semana, está sujeito a mudanças com a chegada de novas doses.

Palavras chaves: Primeira Dose, Covid-19, Vacinação, Calendário