02/12/2022

PREFEITURA DE RESENDE DIVULGA CALENDÁRIO DE MUTIRÃO CONTRA À DENGUE

Cronograma de atividades inicia nesta segunda-feira, dia 5, e segue até abril de 2023

PREFEITURA DE RESENDE DIVULGA CALENDÁRIO DE MUTIRÃO CONTRA À DENGUE

Crédito: Douglas Pacheco

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou um cronograma de mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite as doenças da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa contempla diferentes localidades do município e acontecerá entre dezembro de 2022 e abril de 2023. Vale destacar que poderá ter alterações nas datas previstas por motivo de mau tempo.

O mutirão acontece periodicamente e o calendário com as atividades de visita domiciliar inicia neste mês de dezembro. As primeiras visitas acontecerão nos dias 5 a 7 de dezembro, no bairro Jardim Aliança II, em 1.395 imóveis. As ações seguem pelos próximos meses nos bairros com maiores riscos de infestação.

Em paralelo às visitas domiciliares, uma mobilização conjunta com a Superintendência de Serviço Público também realiza a retirada de entulhos durante esse período em diferentes bairros. Vale lembrar também que durante todo o ano as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizam ações de panfletagem, conscientização e orientações aos moradores sobre o combate à dengue, tanto na Feira Livre como em outros locais de Resende.

-É importante que os munícipes deixem as equipes entrarem em suas residências para inspecionar e tratar dos recipientes que acumulam água. Mas a população também pode fazer sua parte e sempre ficar atento. Um dos principais objetivos do mutirão é controlar preventivamente a incidência dos focos do mosquito transmissor das doenças. A ação, inclusive, mira em pontos estratégicos de Resende que possuem maior tendência a ter criadouros - disse o secretário de Saúde, Jayme Neto.

Combate à dengue

A população também pode fazer sua parte no combate à dengue. Em 10 minutos semanais já é possível eliminar os focos do mosquito como: limpeza de quintais e recipientes como pneus e garrafas, que possam ter acúmulo de água parada; manter a caixa d’água tampada; colocar areia nos vasos de plantas; limpar calhas; cobrir piscinas. A rotina de cuidados deve ser semanal, pois este é o período que o Aedes aegypti precisa se desenvolver e passar da fase de ovo para a fase de mosquito adulto.

Confira o calendário do mutirão:

Dezembro

Jardim Aliança II - dias 5 a 7