Assistência Social e Direitos Humanos
31/03/2025
PREFEITURA DE RESENDE APRESENTA NOVO ESPAÇO DE RESIDÊNCIA INCLUSIVA PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA
Objetivo do serviço é promover a autonomia e a participação social dos residentes, que vão conquistar mais dignidade e inclusão na sociedade
Crédito: Rafael Oliveira
A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, acaba de lançar uma novidade para a inclusão social através do poder público do município. O serviço de Residência Inclusiva já está em funcionamento na Rua Frei Caneca, 246, no bairro Itapuca, e será um novo acolhimento institucional para jovens e adultos com deficiência.
Poderão usufruir do serviço jovens e adultos com deficiência entre 18 e 59 anos, pessoas em situação de dependência, sem condições de autossustentabilidade, que carecem de apoio familiar e aquelas que estão em situação de vulnerabilidade social.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Jacqueline Primo, o objetivo do serviço é promover a autonomia e a participação social dos residentes, trazendo mais dignidade para a vida de pessoas com deficiência.
- Através da Residência Inclusiva vamos trabalhar para romper com a prática do isolamento e proporcionar a construção progressiva da autonomia. São pessoas que precisam desse apoio para ter mais qualidade de vida e conquistar mais dignidade. Com as atividades realizadas no local, vamos fortalecer os vínculos familiares, promover a participação social e comunitária, além de propiciar a reintegração dessas pessoas – explicou a secretária.
Para utilizar o serviço, os potenciais pacientes precisam necessariamente passar pelo acompanhamento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Resende (CREAS). Eles serão encaminhados para a residência de acordo com a avaliação dos profissionais que têm domínio e conhecimento sobre a condição social.
- É um serviço de grande complexidade e que conta com o suporte de profissionais qualificados, com muita empatia, carinho e cuidado com pessoas com deficiência. É mais um serviço muito importante para que o município seja, cada vez mais, agente de inclusão e protagonista nesse cuidado, afinal, cuidar das pessoas é um compromisso primordial da gestão municipal e que estamos sempre estudando e buscando novas formas de melhorar – disse a secretária Jacqueline Primo.
Palavras chaves: Residência Inclusiva