Resende

17° Min24º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Secretaria de Saúde

19/03/2025

PREFEITURA DE RESENDE AMPLIA PÚBLICO-ALVO DA VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE

Crianças e adolescentes, de 6 a 16 anos, e profissionais de saúde de até 59 anos, com vínculo empregatício ativo, podem se vacinar gratuitamente

PREFEITURA DE RESENDE AMPLIA PÚBLICO-ALVO DA VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE

Crédito: Divulgação PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estendeu o grupo prioritário da imunização contra a dengue no município. A ampliação começou a vigorar na última segunda-feira, dia 17 de março. A partir desta data, as doses são aplicadas em crianças e adolescentes, de 6 a 16 anos, e profissionais da saúde, de até 59 anos, com comprovação de vínculo trabalhista no setor público ou privado.

A vacinação contra a dengue acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as unidades de saúde (PSF), no Centro Municipal de Imunização (CMI), na Policlínica da Cidade Alegria e na Policlínica do Manejo. Para maior comodidade da população, a Clínica da Família, localizada no Acesso Oeste, oferece atendimento em horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. 

Conforme orientação do Ministério da Saúde, pessoas que tenham apresentado sintomas ou confirmado a doença há menos de seis meses não podem receber a vacina. Além disso, pacientes com comorbidade, imunossuprimidos, gestantes ou lactantes devem consultar um médico antes de tomar a vacina. O esquema de imunização é composto por duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas, sendo imprescindível o retorno para a segunda dose. Vale lembrar que a vacina contra a dengue deve ser aplicada sozinha, ou seja, não pode ser aplicada no mesmo dia das outras vacinas. 

No ato da vacinação, os pacientes menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. É necessário apresentar o CPF, a caderneta de vacinação e o cartão do SUS, caso tenha. Os pais e responsáveis também deverão apresentar um documento original com foto. Os profissionais de saúde precisam estar munidos de um documento original com foto e a comprovação recente de vínculo trabalhista.

— A ampliação do público-alvo da vacinação contra a dengue faz parte de uma série de atividades que a Prefeitura tem promovido para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti no município. Essa é uma medida fundamental para proteger a nossa população contra essa doença tão nociva à saúde. Reforçamos que é muito importante que cada cidadão procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa para atualizar a carteira de vacinação e garantir a imunização contra a dengue em Resende. — destaca o Dr. Ricardo Graciosa, Secretário de Saúde de Resende.

Palavras chaves: Vacinação; Dengue; Saúde
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados