Indústria e Comércio

21/03/2013

Prefeitura assina Protocolo de Intenções com Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo

Secretário de Estado de Turismo esteve em Resende nesta quinta-feira

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (PP) assinou na manhã desta quinta-feira, dia 21 de março, o protocolo de intenções que estabelece as bases técnicas e operacionais relativas à implantação do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo no Estado do Rio de Janeiro (PRODETUR - Rio de Janeiro). A assinatura foi feita junto com o secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro, durante o Seminário de Turismo realizado hoje.

O protocolo que tem duração de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, define entre outras ações, o acompanhamento da implementação dos estudos, pesquisas, ações e projetos desenvolvidos pelo PRODETUR em Resende, bem como o oferecimento de suporte técnico, operacional, financeiro e administrativo necessários para sua execução.

A assinatura do protocolo, realizada na abertura do seminário, foi acompanhada pelo deputado federal Deley de Oliveira (PSC); pela secretária municipal de Turismo e Eventos, Bárbara Balbinot; pelo presidente da Comissão de Turismo da Câmara, vereador Tiago Forastieri (PSC); e pelo presidente da MauaTur, Osvaldo Caniato. Também estiveram presentes no evento, o vice-presidente da TurisRio, Nauro Grehs; o presidente da Câmara, vereador Bira Ritton (PP), acompanhado do vereador Romério (PMDB); e de secretários municipais, superintendentes e presidentes de autarquias.

- Vivemos um momento muito especial para o turismo em nosso estado, com grandes eventos como a Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo e Olimpíadas. E nossa administração vem trabalhando para preparar nossa cidade para receber os turistas. O seminário realizado e também o PRODETUR são formas importantes para o fortalecimento e desenvolvimento do setor turístico - afirma o prefeito Rechuan.

Conforme explicou o prefeito, o Turismo tem recebido uma atenção especial em sua gestão, que pensa o crescimento de Resende com apoio ao diversos setores da economia.

- Este novo olhar solidificou conquistas importantes para a região, como a Estrada-Parque, um belo trabalho comandado pelo governador Sérgio Cabral e pelo vice Luiz Fernando Pezão, e mais recentemente, e como a inclusão de nossa cidade, no Projeto Vale do Café - comentou Rechuan, enaltecendo o trabalho dos profissionais e empresários do setor.

Destacando o olhar da Prefeitura para o setor turístico, o secretário de Estado de Turismo e presidente da TurisRio, Ronald Ázaro, ressaltou a importante da realização do seminário que busca envolver os profissionais e empresários do setor em ações e planejamentos.

- O prefeito Rechuan tem um olhar profissional do turismo e isto é muito importante. Hoje estamos juntos em todo o estado, e tenho certeza de que esta região tem muito a oferecer - disse Ronald.

O deputado federal Deley de Oliveira (PSC), membro da comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal, também enalteceu a gestão que vem sendo feito, e acenou com parcerias para projetos.

- O Brasil passou a ter uma visão diferenciada sobre o Turismo, e vemos que Resende também está neste caminho. Rechuan de uma forma sábia tem fechado parcerias importante com o estado, e acredito que podemos explorar a região durante os próximos eventos importantes do país, solidificamos o setor turístico cada vez mais - comentou o deputado.

No seminário, a secretária de Turismo e Eventos, Bárbara Balbinot, ressaltou a importância da abertura do diálogo com empresários, profissionais, entidades e também os governos federal e estado. Em sua apresentação, Bárbara destacou a continuidade de projetos na cidade, como o Monitor de Ecoturismo e o Turismo nas Escolas, e anunciou projetos que estão em fase de planejamento.

- Já está em fase de estudo e planejamento a melhoria da Sinalização Turística, a criação de um Jardim Botânico, Teleférico na região de Visconde de Mauá, Centro de Atendimento ao Turismo, dentre outros - destacou a secretária Bárbara.

Palavras chaves: TURISMO