03/06/2013

Prefeitura anuncia programação da Semana do Meio Ambiente

Secretaria de Educação também promoverá várias atividades

Prefeitura anuncia programação da Semana do Meio Ambiente

Crédito: AMAR/PMR

A Prefeitura, através da Agência do Meio Ambiente (AMAR), em parceria com a Nissan do Brasil, realiza mais uma edição da Semana do Meio Ambiente. O evento, com o tema “Investir no Meio Ambiente é Garantir Qualidade de Vida para Todos!”, será iniciado nesta terça-feira, dia 4, com três sessões de cinema, e contará ainda com oficinas, música, palestras, visitas orientadas e plantio de mudas nas margens do Rio Paraíba do Sul.

- É o quinto ano consecutivo que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, e sempre com uma programação que contribui com o projeto de educação ambiental desenvolvido pela Prefeitura – comenta a coordenadora do Programa Municipal de Mobilização, Comunicação e Educação Ambiental da AMAR, Rosângela Vieira.

Amanhâ acontecem três sessões de cinema, no Plenário da Câmara de Resende, no Centro Histórico. Cerca de 300 alunos, do Ensino Médio, das redes de ensino municipal, estadual e privada, assistirão, a partir das 8 horas, aos seguintes  filmes: Home: Nosso Planeta, Nossa Casa, um documentário dirigido por Yann Arthus Bertrand; às 10 horas, Saneamento Básico, comédia de Jorge Furtado; e às 14 horas, Lixo Extraordinário, documentário de Lucy Walker.

Já na quarta-feira, dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, acontece das 9 às 20 horas, no Parque das Águas, uma programação especial com oficinas socioambientais, exposições, doações de mudas arbóreas e ornamentais, oficinas de artesanatos, serviços socioambientais da Prefeitura e, ainda, apresentação musical com a cantora Malu Rocha. O evento, que reunirá cerca de 1500 pessoas, contará com a presença do prefeito José Rechuan (PP) e do vice-presidente de Operações e Manufatura da Nissan do Brasil, Atsuhiko Hayakawa.

Na quinta-feira, dia 6, a partir das 19 horas, na Associação Educacional Dom Bosco, na Morada da Colina, acontece o Fórum Pré-Conferência Municipal do Meio Ambiente, que será aberto ao público, e contará com uma rodada de palestras. Serão apresentados quatro temas: Política Nacional de Resíduos Sólidos – Adequação Municipal, ministrada pelo presidente da AMAR, Wilson Moura; Emissão Zero, com o representante da Nissan do Brasil, Anderson Suzuki; Economia Verde – Compostagem, ministrada pelo representante da empresa Brasil Lixo Zero, Ricardo Machado; e Geração de Emprego, Trabalho, Renda e Educação Ambiental, com a representante da Gerência de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Lúcia Collaço.

A programação da Semana do Meio Ambiente segue na sexta-feira, dia 7, às 8 horas, com uma visita orientada na trilha da Área de Proteção Permanente da Serrinha do Alambari, com alunos do Curso de Biologia. A Semana será encerrada no sábado, dia 8, a partir das 9 horas, com um Mutirão de Limpeza e Plantio de mudas arbóreas de Mata Atlântica. Serão plantadas cerca de 100 mudas, da margem direita do Rio Paraíba do Sul – próximo ao Parque das Águas – até o Parque Zumbi.

EDUCAÇÃO - A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Referencia de Educação Ambiental de Resende (Crear), também promoverá diversas ações em comemoração a Semana do Meio Ambiente. As atividades serão realizadas entre os dias 4 e 6 de junho, no Parque Tobogã, no bairro Vila Julieta.

Participarão do evento estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Na terça e quarta-feira, das 8 às 11 horas, estão previstos exposição dos trabalhos e banners sobre a preservação do meio ambiente; teatro infantil; apresentações de poesias, danças e músicas, além de uma caminhada ecológica no entorno do Parque.

Na quinta-feira, dia 6, a programação será voltada para o Projeto Agenda Água,  realizado pelo Governo do Estado com a finalidade de promover ações para alunos e professores sobre a bacia hidrográfica de Resende.

Resende-RJ, 29 de maio de 2013.                    PMR - 299

Palavras chaves: Meio Ambiente