25/01/2012

Prefeitura anuncia novos investimentos em tecnologia nas escolas

Equipamentos melhoram condições de trabalho dos professores e de aprendizado dos alunos

Prefeitura anuncia novos investimentos em tecnologia nas escolas

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Dando continuidade ao programa de informatização das unidades de ensino do Município, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, está adquirindo novos equipamentos que beneficiarão professores e alunos (foto).

Na relação estão 60 projetores multifuncionais, 25 lousas interativas e 20 carteiras informatizadas. A previsão é de que alguns destes aparelhos comecem a ser entregues no início de fevereiro.

Segundo a titular da Secretaria de Educação, professora Soraia Balieiro, os investimentos representam mais um importante passo da Prefeitura visando à modernização das escolas, que nos últimos três anos ampliou o número de laboratórios de informática, entregou notebooks para professores, diretores, orientadores educacionais e orientadores pedagógicos, além de ter informatizado os setores administrativos das unidades de ensino e das creches.

- Nosso projeto é que todas as unidades sejam contempladas com as ferramentas que serão utilizadas como complemento dos conteúdos em sala de aula. Mais uma vez, vamos capacitar os profissionais para que eles possam trabalhar com as novas tecnologias – ressalta Soraia.

Todos os equipamentos são de última geração e com recursos que permitem aos seus usuários desenvolverem diversas funções.

No caso dos projetores multimídias, eles reúnem em um único equipamento projeção e computador.

Todas as unidades da rede de ensino (escolas e creches) receberão o equipamento, que foi adquirido com recursos próprios da Prefeitura, no valor de aproximadamente R$ 88 mil.

as lousas interativas estão sendo adquiridas com recursos do FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), totalizando investimentos no valor de R$ 368 mil.

O conjunto é composto de superfície de aço cerâmico, que permite a escrita com marcadores sem criar manchas; três canetas destinadas à utilização dos usuários simultaneamente; apagador; impressora; projetor multimídia; teclado virtual, além de um software que possibilita ao professor criar animações, gráficos, mapas e textos customizados, entre outros.  As lousas serão instaladas na Escola Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade), que servirá de projeto piloto.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO