19/08/2009

Prefeitura anuncia ônibus para Programa Terceira Idade Ativa

Projeto passa a oferecer também passeios turísticos a cidadãos com mais de 50 anos

Prefeitura anuncia ônibus para Programa Terceira Idade Ativa

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Em cerimônia realizada semana passada, no Centro Administrativo da Beira-Rio, o prefeito José Rechuan (DEM) assinou um contrato de comodato com a Viação Falcão que garantiu a doação de um ônibus para ser usado exclusivamente pelo Programa Terceira Idade Ativa. Implantado este ano pela atual administração do Município, o programa oferece atividades esportivas, recreativas, culturais e sociais para 1.300 idosos em quase 20 pólos espalhados pelos bairros da cidade. Além do prefeito, participaram da cerimônia de assinatura do contrato o procurador geral da Prefeitura, Carlos Serra; a presidente do EDUCAR (Instituto de Educação do Município de Resende), Bianca Pena; e o sócio da Viação Falcão, Ricardo Marassi.

O ônibus, cuja utilização pelo Programa Terceira Idade Ativa poderá ser por tempo indeterminado, transporta os idosos dos pólos do projeto até a Academia de Ginástica da Terceira Idade, que foi implantada recentemente no Parque das Águas pela Prefeitura em parceria com a UNIMED. A aula inaugural desta academia contou com a participação do governador Sérgio Cabral Filho; do vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão, ambos do PMDB, além do prefeito José Rechuan e de outras autoridades municipais e estaduais.

- A doação deste ônibus veio no momento certo. Isso porque agora teremos condições de transportar os idosos dos seus bairros para o Parque das Águas e do Parque das Águas de volta para seus bairros. Ou seja: implantamos a Academia de Ginástica da Terceira Idade Ativa e estamos oferecendo as condições no sentido de que os idosos tenham condições de chegar ao local destinado à realização das atividades físicas do projeto, as quais, inclusive, são realizadas com o acompanhamento de profissionais especializados – disse Rechuan.

Se tivesse que comprar um ônibus para o Programa da Terceira Idade Ativa, a Prefeitura gastaria pelo menos R$ 65 mil. Segundo o sócio-proprietário da Viação Falcão, Ricardo Marassi, a assinatura do contrato de comodato com a Prefeitura é uma demonstração de respeito da empresa para com o segmento da Terceira Idade em Resende.

- Os nossos profissionais são orientados para respeitar as pessoas idosas pelo muito que elas representam para a nossa vida. Temos operadores do transporte público que são amigos da terceira idade. Doando esse ônibus à Prefeitura, queremos mostrar que respeitamos e homenageamos não só os idosos atendidos pelas linhas operadas pela nossa empresa, mas também os idosos que não utilizam nossos serviços com tanta freqüência – disse o empresário.

RIO DE JANEIRO - Os cerca de 1.300 idosos atendidos pelo Programa Terceira Idade Ativa passaram a ter este mês  uma nova atividade social. Agora, toda semana, o programa organiza passeios a um dos mais belos cartões postais do Rio de Janeiro, o Corcovado.

Segundo a presidente do EDUCAR (Instituto de Educação do Município de Resende), Bianca Pena, coordenadora do projeto, a iniciativa demonstra novamente o comprometimento da administração do prefeito José Rechuan (DEM) em valorizar a Terceira Idade como um segmento de grande importância para a vida de Resende, “devolvendo aos idosos a auto-estima, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida destas pessoas”.

O próximo passeio acontece no dia 25 de agosto (terça-feira), quando um ônibus disponibilizado pela Prefeitura levará 44 passageiros ao Corcovado. A saída será às 12 horas, no Parque de Lazer Julieta Botelho (Tobogã). Desta vez, serão atendidos exclusivamente os idosos inscritos no pólo do programa deste local. A cada semana, os idosos de determinados núcleos são atendidos, fazendo com que, dessa maneira, todas as pessoas inscritas no programa sejam beneficiadas pela atividade. O retorno da viagem ao Rio inicia-se sempre a partir de 18 horas.

Palavras chaves: VALORIZAÇÃO DOS IDOSOS