28/06/2011
Prefeitura anuncia mais recursos para Santa Casa e APMIR
Verbas serão repassadas por meio do Programa de Apoio aos Hospitais do Interior
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
Neste mês de junho, a Santa Casa (foto), o Hospital Municipal de Emergência e a APMIR (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Resende) começaram a receber uma verba repassada pelo Governo do Estado, por meio do PAHI (Programa de Apoio aos Hospitais do Interior).
A inclusão destas instituições no programa estadual representa outro resultado positivo das ações realizadas pela Prefeitura com o objetivo de ampliar o volume de recursos transferidos às três entidades.
Ao destacar a importância desta nova fonte de receita, cujo repasse será feito todo mês, o prefeito José Rechuan (DEM) reafirmou a determinação da atual administração do Município em melhorar a qualidade do atendimento à população na área da saúde pública.
Ele frisou ainda a importância do trabalho conjunto realizado desde 2009 entre a Prefeitura e o Governo do Estado, “que já tornou realidade ações fundamentais em vários setores essenciais ao cidadão, inclusive na área da saúde pública”.
Entre as ações já colocadas em prática neste setor estão as Unidades de Tomografia Móvel e de Ressonância Magnética, que garantiram o atendimento para centenas de pacientes no Município; a aquisição de novos veículos para a Secretaria Municipal de Saúde, incluindo a Van destinada ao transporte de pacientes que realizam tratamento em unidades médicas fora do Município; a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), cuja obra se encontra em andamento na região da Grande Alegria; e a realização de ações de prevenção contra a dengue.
- Uma das nossas bandeiras ao assumir a Prefeitura foi trabalhar de mãos dadas com os segmentos organizados e as instituições legalmente constituídas visando promover ações voltadas à prestação de um atendimento de qualidade à população. Quase dois e meio após o início do nosso governo, podemos afirmar que este objetivo está sendo alcançado. A inclusão da Santa Casa e da APMIR no Programa de Apoio aos Hospitais do Interior pode ser considerada uma conquista do nosso esforço em contribuir com estas duas instituições importantes do nosso município – disse Rechuan.
Por conta do PAHI, a Santa Casa, o Hospital de Emergência e a APMIR receberam recentemente R$ 112 mil, cada uma destas três instituições, correspondentes às transferências dos meses de março e abril.
As unidades foram selecionadas após uma avaliação segundo a qual elas atendem aos critérios estabelecidos para a inclusão no programa, como número de leitos de enfermaria, de UTI e de salas de cirurgia, além de atendimento prestado aos moradores de outras cidades.
O repasse é composto de um valor fixo de R$ 40 mil por mês para cada unidade e de um bônus, que pode até dobrar esta remuneração, desde que os hospitais cumpram as metas estipuladas pela Secretaria Estadual de Saúde.
As unidades serão avaliadas mensalmente por uma comissão formada por representantes das Secretarias de Saúde do Município e do Estado.
- Esses recursos chegam de maneira favorável porque não são verbas engessadas e podem ser usadas tanto para investimento como para custeio. Isso inclui a aquisição de materiais permanentes, exceto veículos, além do pagamento de gastos do hospital, e despesas na reforma das unidades, entre outros – destacou o diretor de Controle, Avaliação e Regulação da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Resende, Gustavo Fitcher.
O Programa de Apoio aos Hospitais do Interior foi criado em 2009, pela administração do governador Sérgio Cabral (PMDB), com o objetivo de promover a melhoria da qualidade no atendimento de hospitais, públicos ou filantrópicos, de cidades com até 115 mil habitantes.
Já neste ano de 2011, o programa foi ampliado pelo Governo do Estado visando beneficiar também hospitais considerados unidades de referências para outros municípios.