12/01/2011

Lançamento do Programa Gente Eficiente atraiu atenção da Michelan

Prefeitura anuncia capacitação profissional para cidadãos com deficiência

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Uma parceria entre a Prefeitura de Resende e a indústria Michelin está abrindo as portas do mercado de trabalho para cidadãos portadores de deficiência física.

A Lei 8.213/91 determina cotas mínimas de trabalhadores com algum tipo de deficiência no caso de empresas com cem ou mais empregados, mas a maioria delas enfrenta dificuldades na hora de contratar trabalhadores qualificados.

Foi pensando nisso que a Michelin procurou a Prefeitura, através da Superintendência Especial de Eventos e Integração, propondo esta parceria, que atualmente vem beneficiando 35 cidadãos com necessidades especiais.

O lançamento no ano passado pela Prefeitura de Resende do Programa Gente Eficiente (foto) contribuiu diretamente para a formalização da parceria.

- Desde maio do ano passado a Prefeitura colocou em prática o Programa Gente Eficiente, que tem como objetivo oferecer atividades esportivas em várias modalidades aos cidadãos portadores de necessidades especiais. A empresa nos procurou e propôs a criação de um curso de capacitação para este segmento da população – explicou a diretora de Projetos Educacionais da Superintendência de Eventos da Prefeitura, Zuleica de Souza Florentino.

De acordo com Zuleica, o curso vem acontecendo no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), onde os cidadãos com necessidades especiais selecionados estão sendo capacitados para trabalhar na linha de produção da empresa, que irá garantir a contratação dos alunos com o melhor rendimento. Outro aspecto positivo da parceria é que os estudantes já estão recebendo todo mês uma bolsa auxílio no valor de R$ 645,00 e plano de saúde.

- A empresa precisava contratar pessoas com necessidades especiais para cumprir a lei, mas tinha dificuldades no momento de encontrar esta mão de obra. A participação da Prefeitura foi na divulgação do curso e na definição das pessoas interessadas em uma oportunidade de trabalho. Para isso, contamos também com o apoio do SINE (Sistema Nacional de Emprego), das escolas de educação especial e da rede de ensino público – salientou Zuleica, explicando que a perspectivas é de que novas vagas sejam abertas em breve.
Palavras chaves: INCLUSÃO SOCIAL