29/11/2011
Prefeitura amplia número de postos de saúde abertos aos sábados, domingos e feriados
Serviço foi implantado no ano passado pela Secretaria Municipal de Saúde
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM / PMR
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, amplia para onze o número de unidades de saúde abertas aos sábados, domingos e feriados, das 8 horas ao meio-dia, para procedimentos de enfermagem.
A partir deste final de semana (dias 03 e 04 de dezembro), o posto de saúde do Manejo e os módulos do Programa Saúde da Família dos bairros Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II (foto) e Visconde de Mauá, passarão a realizar os atendimentos à população nestes dias da semana.
Implantada em 2010, pela administração do prefeito José Rechuan (PP), a abertura das unidades nos fins de semana tem como objetivo agilizar a realização de pequenos procedimentos para os pacientes que muitas das vezes precisavam se deslocar das comunidades onde residem até o Hospital de Emergência em busca dos atendimentos.
Segundo a diretora de Atenção Básica da Prefeitura de Resende, enfermeira Ana Paula Bueno, 800 atendimentos são realizados em média todo mês nas sete unidades de saúde que já estavam funcionando nos fins de semana e feriados.
As quatro novas Unidades de Saúde, que passam a ficar abertas a partir deste sábado e domingo, se juntam às unidades do Programa de Saúde da Família dos bairros Vila Vicentina/Santo Amaro, Itapuca, Paraíso, Engenheiro Passos, Fazenda da Barra III, Novo Surubi e Jardim Alegria/Jardim Beira-Rio. Destes postos, os que mais realizam atendimentos são as dos bairros Jardim Alegria/Jardim Beira-Rio, Engenheiro Passos e Vila Vicentina/Santo Amaro.
Nos postos de saúde abertos nos finais de semana, uma equipe, formada por técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem e recepcionista, atende os moradores para a realização de procedimentos como a verificação de pressão arterial, curativos, nebulizações, aplicação de medicamentos, mediante a apresentação de receita médica e retirada de pontos, entre outras medidas. Com a implantação de mais este serviço, a Prefeitura colocou em prática outra ação concreta visando agilizar cada vez mais o atendimento à população na área da saúde pública.
Somam-se a esta realização os investimentos feitos na reformas e/ou construções das Unidades de Saúde nos bairros Cabral, Jardim Alegria/Jardim Beira-Rio, Jardim Primavera, Baixada da Olaria, Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Surubi Velho, Itapuca, Vila Vicentina/Santo Amaro, Nova Alegria, Liberdade e Morro do Cruzeiro, além da inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e da construção do Hospital da Mulher e do Hospital da Criança. Grande parte destas obras já foi entregue aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).