Resende

14° Min27º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

16/03/2011

Prefeitura amplia número de crianças e adolescentes atendidos em programas sociais

Em 2011, número de contemplados chega à marca de 1.200

Prefeitura amplia número de crianças e adolescentes atendidos em programas sociais

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

        A Prefeitura ampliou neste ano, em cerca de 20 por cento, o número de crianças e adolescentes atendidos pelos programas de inclusão social realizados por meio da Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e a Adolescência de Resende).

      Em 2011, serão aproximadamente 1.200 cidadãos beneficiados nos 11 projetos sociais oferecidos através do CONFIAR. No ano passado, o número de crianças e adolescentes contemplados ficou na faixa de mil.

As informações foram divulgadas no começo desta semana pelo prefeito José Rechuan (DEM), que reafirmou os investimentos em ações sociais para o segmento da infância e adolescência como uma das prioridades da atual administração da cidade.

        Neste ano, a Prefeitura implantou mais uma oficina profissionalizante: a de Noções Administrativas. As outras quatro oficinas em andamento são as seguintes: Recreação de Creche, Auxiliar de Sala de Aula, Florestas (manuseio com plantas - foto) e Madeira e Arte.

       Juntos, os cinco projetos, do qual participam adolescentes de 14 a 17 anos, contam com 310 estudantes da rede pública matriculados. Por meio período de atuação em cada um destes cinco programas, eles recebem uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 100,00.

 Segundo Rechuan, além de ocupar o tempo dos integrantes quando não estão na sala de aula, “as oficinas profissionalizantes ajudam a preparar os estudantes atendidos para o mercado de trabalho”.

        - A implantação de programas de inclusão social para crianças e adolescentes é um fato concreto em nossa administração. Logo no primeiro ano do nosso governo, criamos o Programa Segundo Turno com o objetivo de oferecer atividades esportivas, culturais, recreativas e sociais para este segmento da nossa população. Com a ampliação do número de crianças e adolescentes atendidos nos projetos da Fundação CONFIAR, estamos ampliando a presença da Prefeitura na vida destas famílias – disse Rechuan.

        Outros projetos que fazem parte das ações do CONFIAR são os programas Gente Grande, Coral, Quilombo Promotor da Paz, Centro da Juventude, Nossa Casa e Casa Abrigo, os dois últimos voltados ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco.

O Centro da Juventude oferece vários cursos para cerca de 400 adolescentes e jovens, como informática, grafite, agente cultural e empreendedorismo. Implantado recentemente, através de uma parceria com a AVAPE (Associação para a Valorização da Pessoa Excepcional), o curso de empreendedorismo está sendo ministrado também para os integrantes das oficinas profissionalizantes.

A presidente do CONFIAR, Maria Virgínia de Mello Soares da Rocha, ressalta que mais de cem profissionais atuam nos programas sociais, entre assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, técnicos de informática, recreadores, educadores e professores.

 Ela frisa que, no caso dos programas de proteção Casa Abrigo e Nossa Casa são atendidos cidadãos nas faixas etárias de 13 a 17 anos e de zero a 12 anos, respectivamente.

 

Palavras chaves: FUNDAÇÃO CONFIAR
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados