16/11/2010

Prefeitura amplia ações de prevenção contra drogas

Pais de estudantes são orientados com palestras, cartilhas, folhetos e filmes

Prefeitura amplia ações de prevenção contra drogas

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Superintendência de Ordem Pública da Prefeitura e o COMAD (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas), cujo presidente é o titular da Superintendência, José Antônio dos Santos – Ed Murph, deu início este mês a mais uma estratégia de prevenção ao uso de drogas no município.

O foco principal desta nova iniciativa, que conta também com a participação da Secretaria Municipal de Educação, são os pais de estudantes da rede municipal de ensino, segmento ao qual vêm sendo ministradas palestras orientando como eles devem agir para identificar se os filhos estão consumindo entorpecentes, como agir neste caso, e orientá-los a respeito dos prejuízos causados pelo vício.

Só neste mês, foram realizadas palestras nas escolas municipais Getúlio Vargas (Cidade Alegria) e Júlio Verne (Loteamento Vila Vicentina II). A proposta partiu de um dos integrantes do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, representante da Secretara de Educação no segmento, que sugeriu a realização das palestras durante as reuniões de pais visando orientá-los sobre a gravidade das drogas na vida das pessoas.

Segundo Ed Murphy, que acompanha e ministra as palestras, o objetivo principal da ação é chamar a atenção dos pais para problemas que acontecem diariamente, em todo o país, envolvendo o uso de drogas. Para isso, ele utiliza vídeos de reportagens veiculadas na imprensa nacional, relatando casos em que os pais são confrontados com o problema dentro de suas próprias casas.

- Nós mostramos aos pais que esse é um problema que ocorre em todas as esferas, independente da classe social. Houve um caso de uma mãe em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que, ameaçada pelo filho dependente de drogas, acabou matando-o para se defender. Casos como esse apresentam a realidade aos pais, mostrando o poder que as drogas, principalmente o crack, exerce sobre um dependente - destacou o superintendente, ressaltando que o conselho também pretende reforçar ainda mais as ações de prevenção voltadas para jovens e adolescentes.

Durante as palestras nas escolas, onde os pais podem fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre o tema, o COMAD distribui um folheto informativo (folder) com as listas dos serviços prestados por entidades e órgãos municipais que prestam auxílio tanto aos dependentes quanto às suas famílias. Os pais dos estudantes recebem ainda uma cartilha na qual são explicadas as drogas existentes e os prejuízos que elas causam ao ser humano e à sociedade.

OUTRAS AÇÕES -  Diversas ações de prevenção e combate às drogas vêm sendo desenvolvidas pela Prefeitura desde o ano passado em Resende, entre elas o Fórum Municipal de Drogas, a capacitação de servidores municipais para encaminhar os casos de dependência química às instituições que oferecem tratamento (foto), e o lançamento de um material informativo relacionando os serviços prestados no setor por órgãos públicos e entidades organizadas da sociedade, além de vários projetos de inclusão social para crianças, adolescentes e jovens do Município, como “Segundo Turno”, “Segundo Tempo”, escolinhas esportivas e os programas da Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende).

Outra iniciativa realizada é o PROERD (Programa de Resistência às Drogas), cujas aulas são ministradas no Município em parceria com a Polícia Militar nas escolas municipais Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Surubi e Sagrado Coração (Lavapés). Só a capacitação destinada aos servidores municipais, que vem sendo realizada através de uma parceria da Prefeitura com o Conselho Municipal Prefeito Amigo da Criança, já beneficiou em torno de 500 funcionários.

Palavras chaves: ORDEM PÚBLICA