06/10/2009

Prefeitura abre inscrições para cursos profissionalizantes

Candidatos devem se inscrever em três escolas municipais

Prefeitura abre inscrições para cursos profissionalizantes

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, está oferecendo vagas para dois cursos profissionalizantes. São eles: Soldagem Industrial e Trabalhadores de Manutenção de Edificações em Reparos Prediais. As inscrições podem ser feitas até nesta sexta-feira, dia 09, nas Escolas Municipais Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Júlio Verne (Vila Vicentina) e Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), no horário entre 10 e 19 horas. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação), professor João Duarte, a iniciativa faz parte do PROEJA FIC (Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica), na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, dentro da Formação Inicial e Continuada. O PROEJA FIC é um curso de formação profissional integrada ao ensino fundamental para jovens e adultos. O Programa tem como objetivo atender aos interesses daqueles que não concluíram os seus estudos em idade regular. Os cursos são totalmente gratuitos e têm a duração de quatro semestres. Outro objetivo da iniciativa é fazer com que o aluno chegue ao final do curso com o certificado de Ensino Fundamental e ao mesmo tempo tenha uma formação profissionalizante. Os inscritos, que deverão ter idade mínima de 15 anos, passarão por uma prova de seleção para ocuparem as 90 vagas distribuídas nas três escolas, onde funcionarão também os pólos de realização dos dois cursos, nos horários noturnos. A data de início das aulas ainda será divulgada. O prefeito José Rechuan (DEM) reafirmou a importância da capacitação da mão de obra do Município como uma das prioridades da sua administração na área do desenvolvimento econômico. Ele lembrou que, no domingo passado, 17 costureiras de Resende viajaram para a cidade paulista de Ibitinga, onde farão um curso de qualificação no setor de confecções, especialmente na fabricação de cama, mesa e banho. - Ao mesmo tempo em que trabalhamos pela chegada de novas empresas na cidade, estamos preocupados em preparar os profissionais de Resende para ocupar as vagas provenientes destes novos investimentos. Estas duas linhas de atuação demonstram o nosso comprometimento com os trabalhadores da nossa cidade, os quais devem ter prioridade nas conversações do Poder Público com os empresários interessados em instalar ou expandir os seus empreendimentos na cidade – declarou Rechuan.
Palavras chaves: TRABALHO