Resende

14° Min26º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

27/10/2017

POSTOS ABREM NESTE SÁBADO PARA PREVENTIVOS CONTRA O CÂNCER

Aberto para atender prioritariamente as mulheres que trabalham, postos funcionarão das 8h30 às 15h30. Ação faz parte da campanha Outubro Rosa

POSTOS ABREM NESTE SÁBADO PARA PREVENTIVOS CONTRA O CÂNCER

Crédito: Carina Rocha / PMR

Os Postos de Saúde das zonas urbana e rural de Resende estarão abertos neste sábado, dia 28, para realizar exames preventivos do câncer de mama e de colo do útero. A ação, que visa atender as mulheres que trabalham durante a semana e não têm como comparecer às unidades de saúde nos horários regulares, faz parte da campanha Outubro Rosa. 
 
A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que a procura pelos exames seja maior neste sábado, que será o último do mês, fechando a campanha nacional do Outubro Rosa, cujo objetivo é diagnosticar precocemente o câncer para que ele possa ser tratado. De acordo com a Superintendente de Atenção Básica em Saúde, Cácia Osório, o atendimento neste sábado será feito das 8h30h às 15h30, nas seguintes unidades de saúde: Jardim Alegria, Nova Alegria, Baixada da Olaria, Itapuca, PSF Cidade Alegria, São Caetano, UBS Cidade Alegria, Clínica da Família, Primavera, UBS Manejo, PSF Visconde de Mauá, PSF Engenheiro Passos, PSF Cabral, PSF Cabral/Alambari, Liberdade, Surubi Velho, Novo Surubi, Vicentina e Santo Amaro. 
 
A Superintendente de Atenção Básica lembra a importância da realização dos exames preventivos e ressalta que Resende possui um ambulatório especializado na saúde da mulher, que oferece diversos serviços gratuitos.
 
- A abertura dos postos no sábado visa facilitar o acesso das mulheres aos cuidados necessários com a sua saúde, mas é importante lembrar que, finalizado o mês de outubro, os exames preventivos do câncer de mama e de colo de útero continuam sendo realizados no Ambulatório Especializado da Mulher Dr. Zilda Arns, mantido pela Prefeitura – explicou Cácia Osório, lembrando que durante os sábados de outubro os Postos de Saúde de Resende realizaram 138 exames preventivos.
 
Especializado em mastologia, patologia cervical, acompanhamento e pré-natal de alto risco, o Ambulatório da Mulher funciona de segunda a seta-feira, das 8 às 17h, na Rua Pintor Nunes de Paula, 57, Centro.
.
Autoexame contra o câncer de mama:
 
- De pé em frente ao espelho, observe o bico dos seios, sua superfície e o contorno das mamas
 
- De pé, em frente ao espelho, levante os braços e observe se o movimento altera o contorno ou a superfície das mamas
 
- Deitada, apalpe a mama esquerda com a mão direita. Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos. Repita o movimento com a mama direita
 
- No banho, com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama
Palavras chaves: Exame De Mama Resende
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados