20/09/2011

Plantio de árvores: Prefeitura já recuperou área superior a 35 mil metros quadrados

Novas mudas de espécies nativas vão ser plantadas nesta quarta-feira, no Parque das Águas

Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR

Nesta quarta-feira, 21 de setembro, Dia da Árvore, a Prefeitura, por meio da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), realizará uma atividade educativa com estudantes da Escola Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade). Supervisionados por técnicos da agência, os alunos farão o plantio de 15 mudas de árvores nativas no Parque das Águas, a partir das 9 horas. Segundo o presidente da AMAR, Paulo José Fontanezzi, essas 15 mudas serão replantadas, em substituição às mudas que estavam plantadas na área, mas morreram. - É muito importante realizar um trabalho de conscientização ambiental entre os estudantes, que são multiplicadores de informações e podem ajudar muito na preservação do ambiente em que vivem - salientou Fontanezzi, destacando que durante toda este mês de setembro, o Horto Florestal também estará recebendo estudantes para uma visita orientada, por meio da qual os estudantes aprendem sobre as espécies da mata ciliar utilizadas na arborização da cidade e assistem a filmes ambientais. E na quinta-feira, dia 22, quando a equipe de Educação para o Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, estará desenvolvendo as atividades relacionadas ao Dia Mundial sem Carro em frente ao Parque das Águas, a AMAR montará uma tenda no local para a distribuição de mudas ao público. Além disso, técnicos da agência vão informar a população sobre o Programa de Coleta Seletiva desenvolvido pela Prefeitura, que já atende a diversos bairros do Município. O presidente da AMAR lembra que desde o início da administração do prefeito José Rechuan (DEM), em janeiro de 2009, a a agência realiza um projeto de arborização com foco na recuperação de áreas de preservação permanente das zonas urbana e rural, através do qual já foram recuperados cerca de 35 mil metros quadrados de áreas degradadas com o plantio de mais de 30 espécies nativas da Mata Atlântica. De acordo com o engenheiro florestal da AMAR, Daniel Souza Motta, atualmente a equipe coordenada por ele, que é formado por mais quatro técnicos, está concentrada na margem esquerda do Rio Alambary (em frente ao Restaurante Popular), onde serão recuperados três mil metros quadrados de área com o plantio de 500 mudas. Os técnicos fizeram toda a limpeza do local e agora estão trabalhando na abertura das covas que receberão as mudas, cujo plantio acontece a partir do final de setembro. A previsão é de que na segunda semana de outubro a recuperação das margens do Rio Alambary esteja concluída. A partir deste período, a equipe vai se deslocar para outras ruas da área urbana, onde dará continuidade ao plantio de mudas em substituição a árvores que estão sendo retiradas por estarem condenadas devido a doenças ou outros problemas. - Vamos fazer a troca de todas as árvores doentes por novas mudas sadias. O trabalho é necessário, uma vez que árvores nestas condições podem cair e colocar em risco tanto pedestres quanto patrimônio de terceiros. Através deste trabalho, o nosso trabalho visa também fazer com que nossa cidade esteja cada vez mais bonita e florida - destacou o presidente da AMAR, Paulo José Fontanezzi. Fontanezzi salienta que este trabalho e outros plantios serão realizados ainda nas Ruas Isaac David Halpern e Prefeito Botafogo (ambas no Bairro Comercial); Parque Zumbi; Avenida Marcílio Dias e Rua Sarkis José Sarkis (as duas no Jardim Jalisco); Avenida Professor Esteves (entre o Parque de Exposições e a Rua Inácio Lopes Siqueira, que dá acesso ao bairro Alegria Velha) e na Avenida Francisco Fortes Filho (Acesso Oeste). Em junho passado, durante a Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura realizou plantio de árvores às margens do Rio Paraíba do Sul, próximo à região do Lavapés (foto).
Palavras chaves: MEIO AMBIENTE